Realizada na manhã desta terça-feira (04) a assinatura de convênio entre a Associação Anjo Azul e a Prefeitura de Santa Mariana. A entidade, sem fins lucrativos atua no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também visa dar apoio as suas famílias. A solenidade de assinatura contou com a presença do prefeito de Santa Mariana, José Marcelo Guimarães ‘Bolinha’, do vice-prefeito José Luiz Amadeu, secretária de Saúde Tatiane Sabaine e vereadores. Além da presidente da Anjo Azul, Sandra Alves, e equipe técnica.
Segundo o prefeito ‘Bolinha’ a parceria com a associação passa a ser fundamental, pois vai auxiliar e ajudar no desenvolvimento das crianças e adolescentes que necessitam das terapias específicas, assim como dar suporte as suas famílias para lidar nas situações intercorrentes do dia a dia. A secretária de Saúde, Tatiane Sabaine, explicou que a demanda inicial é de 22 crianças/adolescentes onde o município estará, também, realizando todo um trabalho de logística com relação ao transporte, já que as terapias ocorrerão em contraturno escolar.
A presidente da Anjo Azul, Sandra Alves, falou da emoção de Santa Mariana ser o primeiro município externo a ingressar na entidade. “Isso demonstra a confiabilidade que as autoridades estão tendo nos trabalhos da nossa associação. Afinal, o que fazemos aqui, só visamos o que é melhor e de direito para os nossos filhos”, destacou.
A Associação Anjo Azul atualmente atende cerca de 100 crianças, adolescentes e também adultos, de todos os suportes (1, 2 e 3). Recentemente a entidade passou a fazer parte do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná (COEDE/PR) para TEA, e foi escolhida para participar da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será em Brasília/DF.
Durante a cerimônia, a presidente relatou do apoio do Governo do Estado do Paraná, através do governador Carlos Massa Ratinho Junior, destinou para a Anjo Azul uma Sala Multisensorial, local adaptado para proporcionar a liberdade de explorar e interagir com elementos de acordo com necessidades particulares das pessoas neurotípicas. Essa proposta oferece mais autonomia e autocuidado, permitindo que a pessoa se sinta confortável e estimulada em um ambiente adequado. Além disso, também foi anunciado que, assim que o Município de Bandeirantes destinar uma área para a instalação da sede própria para a Associação Anjo Azul, o Governo do Estado deverá entrar com projeto para construção do espaço dentro dos padrões de atendimento.
Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Bandeirantes Jaelson Matta, prefeita de Itambaracá Mônica Zambon, vereador Roberto Carlos de Castro, representantes da Prefeitura de Andirá, secretários municipais de Bandeirantes e Itambaracá, e demais convidados.
TEA – O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.