Colégio Maximus
Com a finalidade de aplicar atividade adaptada, que é uma tarefa ou exercício educacional que foi modificado ou projetado de maneira específica para atender às necessidades individuais de um aluno, permitindo que ele acesse, participe e progrida no currículo escolar, o Colégio Maximus realizou no último dia 12, capacitação para professores sobre as estratégias e práticas inclusivas.
O tema foi desenvolvido pelas coordenadoras Mariana e Daniela da Educação Infantil matutino e vespertino; Karina, do Ensino Fundamental I; e Fernanda do Ensino Fundamental II e Médio. Durante o encontro com os professores, a abordagem e a discussão tratou sobre metodologias que valorizam as habilidades individuais, com objetivo de adequar o ensino para atender às necessidades específicas de cada aluno. Além disso, foram compartilhados exemplos de atividades que promovem a inclusão e o engajamento de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou limitações.
“As atividades adaptadas garantem que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou desafios, tenham uma experiência de aprendizado significativa e equitativa. As adaptações podem variar em complexidade, desde mudanças simples, como aumentar o tamanho da fonte de um texto para um aluno com deficiência visual, até a reestruturação completa de uma tarefa para torná-la acessível. A busca é fazer e manter as expectativas elevadas, e garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados”, comentou a CEO Anna Karina Von Der Osten.