Para dinamizar o processo de ensino – aprendizagem e trabalhar atividades que desenvolvam a integração, o desenvolvimento psicomotor, a criatividade, o processo de autonomia e produção, a Professora de Educação Física do Colégio ECEL, Kelly Dedoné de Freitas – que ministra aulas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, tem mobilizado uma série de atividades complementares ao conteúdo programático visando instigar os alunos à atividade física contínua, recreativa e com foco na interface entre o desenvolvimento físico e motor. As propostas visam os pré-requisitos básicos, como: esquema corporal, lateralidade, coordenação motora e viso-motor, estruturação, dentre outros, a partir da psicomotricidade e dos benefícios que ela oferece para a educação.

Mas não é só isso. As estratégias pedagógicas também integram outras manifestações de artes, como a música, a dança e até a produção de peças como brinquedos recicláveis, promovendo interação. Este último, aliás, com foco recreativo, mas, também, no desenvolvimento de habilidades motoras. Nesta última semana, alunos da Educação Infantil, com especial apoio dos pais e orientação da Professora de Educação Física nas aulas remotas, criaram brinquedos caseiros e divertiram-se bastante, juntamente com os pais. A Professora, graduada em Educação Física e em Pedagogia, também é pós graduada em Educação Física Escolar e em Educação Especial e Treinamento Desportivo. Ela destacou que os processos de produção dos brinquedos e o ato de brincar em família, ajuda muito no desenvolvimento das habilidades sociais e físicas, além de instigar criatividade, aspectos tão importantes serem trabalhadas nesta faixa etária.
O Colégio ECEL é uma das mais importantes instituições de ensino da região. Com 30 anos de existência, está conveniado ao Sistema Positivo de Ensino há mais de 25 anos (um dos melhores sistemas de ensino do país). Com um corpo docente composto por professores dedicados, especialistas e mestres, tem sido destaque pelas metodologias modernas, suporte amplo do sistema de ensino, direção e coordenação atenta às novas realidades e metodologias ativas, capacitação continuada da equipe, projetos pedagógicos diferenciados e referência regional no índice de aprovação nos vestibulares. (Da assessoria).