O Desfile Cívico em Bandeirantes, além do principal motivo pela comemoração dos 196 anos de Independência do Brasil, também foi oportuno para lançamento oficial da BAMUB (Banda Municipal de Bandeirantes). A primeira apresentação da Banda Municipal foi elogiada pelas autoridades e o público que acompanhava o desfile, prestigiou e aplaudiu o grupo durante todo o seu trajeto nas avenidas Bandeirantes e Comendador Luiz Meneghel.
Segundo a secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, o projeto da Banda Municipal teve os trabalhos iniciados no segundo semestre de 2017 e concluídos com sua fundação em maio de 2018, sendo implantado e lançado oficialmente na comemoração deste 7 de setembro. “O objetivo da BAMUB é promover a cultura, através do resgate das tradições musicais, nas apresentações, desfile e outros, oportunizando e desenvolvendo o gosto pela música nas várias idades”, destacou e relatou que os instrumentos musicais foram uma doação da empresária Carlota Rensi Meneghel da antiga banda da ‘Fazendinha dos Meninos’.
A Banda Municipal é um conjunto instrumental e conta com 40 componentes distribuídos entre equipamentos de percussão, sopro e metais.
A coordenação geral da BAMUB está sob responsabilidade da professora Sonia Maria de Bessa Santos e regido pelo maestro Silvio Teixeira e professor Adriano Ribeiro. Os ensaios acontecem no Centro Cultural Takiko Hassegawa (Praça Valderi Mendes Vilela-Praça Brasil/Japão) todas às segundas-feiras e quintas-feiras, no horário das 19h30min às 21h30min.
Na oportunidade, Valquíria convidou a comunidade para conhecer e interessados a participar da BAMUB. “Venha conhecer e fazer parte desta história pilariana, onde sopros de metais, cadência de tárois, marchas e bumbos fazem parte do verdadeiro sonhar e do sorrir de muitos. Se a música deixar de existir, o mundo deixará de sorrir”. (Fotos Carlos Almeida)