Sala do Empreendedor Norte Pioneiro
O Sebrae Nacional revelou no último dia 07, as Salas do Empreendedor que receberam o Selo Diamante, certificação concedida pela instituição aos parceiros mais bem pontuados nos estados no Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2023. Foram 148 Salas reconhecidas no País, sendo que 44 são do Paraná, o estado com maior número na categoria Diamante. O destaque no Estado ficou para a região noroeste do Paraná, com o maior número de Salas Diamante, somando 17 chanceladas, e para o município de Curitiba, onde todas as nove Salas receberam o reconhecimento. Do Norte Pioneiro, apenas Bandeirantes e Siqueira Campos conquistaram a certificação.
Segundo as atendentes da Sala do Empreendedor de Bandeirantes, Isabela Linhares, Rosilene de Lurdes e Thayna Alvarenga, ao longo do ano de 2023, os trabalhos resultaram na realização de mais de 17.000 procedimentos, abrangendo desde formalizações, orientações, consultorias, palestras, acesso a crédito, dentre outros serviços.
SOBRE A PREMIAÇÃO – O Selo é uma metodologia de avaliação que tem a finalidade de reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e pelos parceiros a empreendedores locais, além de estimulá-los a aprimorar o atendimento ao microempreendedor individual (MEI). São aplicados critérios qualitativos e quantitativos, incluindo cliente oculto, que geram pontuações com o objetivo de atribuir categorias de qualidade Bronze, Prata e Ouro nos estados.
O Diamante é concedido aos parceiros mais bem pontuados na categoria Ouro nos estados. Os critérios de avaliação do atendimento refletem as necessidades mapeadas nas mais variadas jornadas dos clientes que passam pelas Salas do Empreendedor e parceiros em diversos momentos do ciclo de relacionamento: prospecção, atendimento e pós-atendimento, tanto nas interações presenciais quanto remotas ou digitais.
O SERVIÇO – As Salas do Empreendedor são pontos de atendimento junto a prefeituras municipais que oferecem serviços exclusivos aos microempreendedores individuais (MEI), facilitando processos de abertura, regularização e baixa de empresas, além de orientações e capacitações. No Paraná, são 373 Salas, em 360 municípios.
DESTAQUE NACIONAL – O Paraná lidera, no Brasil, com 44 Salas do Empreendedor na categoria Diamante. Minas Gerais, com 35, vem em segundo lugar. Ceará ocupa a terceira colocação, com 19 na categoria Diamante. Outros estados da Federação têm participação notável, como o Maranhão com nove Salas e os estados de Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, empatados na quinta colocação, com sete Salas com Selo Diamante.