Vacina contra a gripe em Bandeirantes foram esgotadas na semana seguinte com a liberação das doses para toda a população, após campanha realizada para os grupos prioritários, encerrada no dia 31 de Maio.
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Zanatta, os dados fechados no último dia 14 foram: público-alvo da campanha atingido foi de 84% (9.165 doses), sendo que crianças de seis meses a cinco anos incompletos foi 66% (1.500 doses); trabalhadores da saúde (698 doses) 105%; gestantes (252 doses) 78%; puérperas (52 doses) 98%; idosos (3.965 doses) 92%; professores (520 doses) 107%; comorbidades (2.064) 75%; população carcerária 30 doses; funcionários do sistema prisional 6 doses; policiais 78 doses; população geral 1.677 doses. Totalizando as 10.897 doses disponibilizadas para o Município.
O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde sobre a gripe no Paraná, emitido na quarta-feira (12) passada, registrou 212 casos confirmados no Estado, com 51 óbitos. O boletim também aponta que a faixa etária acima dos 60 anos é a mais atingida pela gripe. Depois vem as crianças menores de 6 anos.
PREVENÇÃO – A secretária municipal de Saúde de Bandeirantes, Daiane Tomé, destacou que com a chegada do inverno, é recomendável que sejam reforçadas as medidas preventivas. “A gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério”, alertou.
Os sintomas são aparecimento súbito de calafrios, febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga. Podem ainda incluir sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão.
Como medidas preventivas, é recomendável a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos. Em caso de não haver disponibilidade de água e sabão, é indicado o uso de álcool gel 70%; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas e manter os ambientes bem ventilados.