Evento contou com a presença de representantes da assistência social, educação, saúde e agricultura

Foi realizada nesta segunda-feira (24), no Salão da Secretaria de Assistência Social de Bandeirantes, a VI Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema ‘Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade’. Durante o evento foram abordados os eixos temáticos, como: estruturas e desafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – estratégias de combate à fome; consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); democracia e participação social; agricultura, abastecimento e agroecologia; além de território, água e meio ambiente.

De acordo com o chefe da Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), de Cornélio Procópio, Fernando Itimura, a Conferência ajuda a levar o conhecimento e informações, e colocar a palavra democracia em debate para a população. “Temos que deixar bem claro que debatemos políticas públicas e não políticas partidárias, esta que não leva a lugar nenhum porque o país está dividido. Um dos motivos da Conferência é justamente debater o que se pode fazer e o que a população pode pedir. Além disso, devemos lembrar que a Segurança Alimentar abrange várias secretarias como saúde, educação, assistência social e agricultura, já que pessoas com fome, demandam mais cuidados”, ressaltou Itimura e enfatizou que pessoas em situação de vulnerabilidade, a Segurança Alimentar envolve a agricultura familiar, através da compra direta. “Os pequenos produtores também são beneficiados graças ao Programa Compra Direta, que leva a comida de qualidade para as escolas e entidades assistenciais, como ainda fortalece a renda do pequeno produtor”, explicou o chefe da regional SEAB.

Tema abordado foi ‘Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade’

Após a realização da Conferência Municipal, as 23 cidades que compõe a regional da SEAB se reunirão em Cornélio Procópio para debater as ideias apresentadas nos encontros e irão preparar documento para a Conferência Estadual que ocorrerá em outubro. A Conferência Nacional de Segurança Alimentar acontecerá em dezembro.

Para o secretário municipal da Agricultura e Pecuária, João Guin Filho, a realização de conferências são relevantes justamente para elencar as demandas, propostas e ainda buscar inserir e receber os programas dos governos, tanto na esfera estadual como federal. “Estamos aqui para trocar ideias sobre a agricultura familiar, rede escolar e pessoas em situação de vulnerabilidade; e vamos nos adequar para receber os programas dos governos, além de assegurar a qualidade dos alimentos que as nossas escolas e entidades irão receber”, disse Guin Filho.

O secretário municipal de Assistência Social, Reginaldo Francisco da Silva, reforçou que a pauta voltada para alcançar a erradicação da fome é fundamental, pois o reflexo de tal situação recai sobre o setor público. “Aqui em Bandeirantes fornecemos 200 cestas básicas e 200 marmitas para quem precisa. As marmitas são direcionadas também às pessoas que não tem condições de saúde para fazer a sua comida, e nesses casos, a Secretaria de Saúde nos passa os nomes e nós enviamos a marmita”, explicou Reginaldo.

O prefeito Jaelson Matta deu boas-vindas aos participantes e enfatizou que debates democráticos como ocorre nas conferências são de extrema importância para mudar a realidade da sociedade e combater a fome. Na ocasião, o prefeito ainda disse que o Município trabalha para cumprir a meta do Governo do Estado que até 2030, pretende que toda a merenda escolar e refeições das entidades assistidas pela municipalidade sejam produtos orgânicos. Atualmente Bandeirantes possui 16 produtores orgânicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui