A imagem é fiel a encontrada no rio em 1717 por pescadores; além disso ela foi abençoada em uma missa antes de deixar o interior de São Paulo e vir para Bandeirantes
Regiane Romão
A fé é capaz de mover montanhas, isso é inegável, porém uma santinha tem o lugar especial no coração do povo brasileiro. A ‘nossa’ mãezinha do céu, a ‘Senhora Aparecida’ arrasta multidões por onde passa, e principalmente para o seu Santuário, em Aparecida.
Devoto declarado à Nossa Senhora Aparecida, padre Rodolfo Chagas Pinho, reitor do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus de Bandeirantes, havia feito um pedido especial à Basílica de Aparecida solicitando uma cópia fiel da santa, e em dezembro de 2021, o seu requerimento foi aceito.
De acordo com padre Rodolfo, conseguir uma réplica vindo da Basílica é considerado complicado, já que há uma fila, contudo, o Município de Bandeirantes foi agraciado com a imagem. “Fiz o pedido porque era um desejo do meu coração, e deu certo que um padre da nossa Diocese que mora em Aparecida estava vindo para Bandeirantes visitar a mãe e pôde trazê-la. Agora o Santuário de Santa Terezinha é um pedacinho de Aparecida aqui. As pessoas que quiserem, podem pagar suas promessas aqui, já que temos uma imagem vinda da Basílica”, relatou.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi abençoada em rede nacional durante uma missa realizada em Aparecida do Norte. Para os bandeirantenses foi uma grata surpresa, já que os que estavam no local e puderam presenciar a cena e ouvir o nome da cidade em que moram.
A fé pela santinha pode ser conferida com a chegada da imagem no último dia 21 quando dezenas de pessoas se reuniram para uma carreata, que saiu em frente do campus da UENP/Luiz Meneghel (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e se dirigiu ao Santuário de Santa Terezinha. “Vi pessoas ali que, em mais de um ano que estou em Bandeirantes nunca tinha visto na igreja, como também vimos e recebemos fiéis de toda a região para saudar a imagem”, relatou o reitor.
A cópia fiel da imagem de Nossa Senhora Aparecida está no Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus em Bandeirantes e pode ser visitada a qualquer momento.
A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA – A história de Nossa Senhora Aparecida teve início em 1717, tempo das Capitanias Hereditárias. Nesta época, surgiu a notícia de que os governantes das capitanias de São Paulo e Minas passariam por Guaratinguetá. Empolgados com a visita, os moradores locais resolveram fazer um banquete de boas-vindas em homenagem aos visitantes.
Para preparo da refeição três pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves ficaram com a missão de trazer o melhor abastecimento possível de peixe. A questão é que naquele período, mais especificamente em outubro, o tempo não era muito favorável para a pesca.
Mas como os pescadores não podiam se contrapor ao pedido, decidiram rezar pedindo a benção e a proteção da Virgem Maria para que tivesse muita fartura na pescaria. Os três foram até o rio Paraíba e jogaram as redes inúmeras vezes sem sucesso, até que para a surpresa dos pescadores o corpo de uma imagem veio preso na rede.
Ainda intrigados, lançaram novamente as redes e desta vez ‘pescaram’ uma cabeça que tinha encaixe perfeito ao corpo pescado anteriormente. As próximas redes lançadas vieram milagrosamente carregadas de peixes a ponto de os pescadores terem que voltar rapidamente para a praia para descarregar o barco.
Desde a aparição da Nossa Senhora Aparecida, este encontro é comemorado em todo o Brasil no dia 12 de outubro como o dia de Nossa Senhora Aparecida, sendo que a devoção nacional a santa padroeira do Brasil só aumentou.
A virgem ganhou um manto bordado e para abrigar a imagem e receber os pedidos de orações dos fiéis, foram construídas casas, depois capela, depois uma basílica e hoje este santuário localizado na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo é um dos maiores e mais representativos do mundo com inúmeras histórias de milagres de Nossa Senhora Aparecida.