Risco da Covid-19 ainda não passou, portanto, não relaxe. As recomendações das autoridades sanitárias do Município são de reforçar a prevenção: use máscara em locais públicos, faça isolamento social, saia de casa somente quando necessário, respeite o distanciamento social, faça o uso e higiene das mãos com álcool gel. A vida somente retornará ao seu ritmo ‘normal’ quando todos se conscientizarem que é preciso valorizar a cultura comunitária.
Porque as observações acima? Por que Bandeirantes nesta quinta-feira (21) confirmou mais 5 novos casos positivos para Covid-19. Já haviam três confirmados, sendo que um deles veio a óbito, infelizmente, e outros dois foram curados. Entretanto, até o fechamento desta edição, no início da tarde desta sexta-feira (22), não havia sido atualizado os dados diários sobre a situação do Coronavírus no Município. Assim, o informe de quinta-feira era de que 6 pessoas estavam sendo monitoradas aguardando resultados de exames que foram enviadas para o LACEN (Laboratório Central do Estado) e que devem chegar até o final de semana. No relatório foram apresentados 120 notificados e 101 descartados.
Na página oficial da Vigilância em Saúde do Facebook, a orientação é que o cidadão caso tenha algum sintoma gripal, deve procurar a Clínica da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)/Campus Luiz Meneghel. “Com as medidas de precaução adotadas conseguiremos reduzir a taxa de transmissão”, mencionou a equipe da Vigilância.
Também na página, há esclarecimentos sobre a questão do diagnóstico sobre a Covid-19.
“- O diagnóstico da COVID-19 é realizado primeiramente pelo profissional de saúde que deve avaliar a presença de critérios clínicos:
*Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, que pode ou não estar presente na hora da consulta (podendo ser relatada ao profissional de saúde), acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória, o que é chamado de Síndrome Gripal.
*Pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
– Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde poderá solicitar exame laboratoriais:
*De biologia molecular (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
*Imunológico (teste rápido) que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas somente após o sétimo dia de início dos sintomas.
O diagnóstico da COVID-19 também pode ser realizado a partir de critérios como: histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica, também observados pelo profissional durante a consulta”.
Coronavírus já alcança mais da metade das cidades do Paraná
O novo Coronavírus alcançou mais da metade dos municípios do Paraná nesta quinta-feira (21), exatos 71 dias depois dos primeiros casos surgirem em Curitiba e Cianorte. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, 201 dos 399 municípios (50,3%) já registram ao menos um caso e 52 ao menos um óbito (13%). No total são 2.810 casos e 141 mortes. Os dados informam ainda que 1.680 pessoas se recuperaram da doença.
Em Cornélio Procópio, até a manhã de ontem sexta-feira (22), eram 27 positivados e 502 monitorados por Covid-19 no Município, sendo 02 pessoas curadas, 24 em tratamento e 01 óbito. As autoridades de saúde ressaltaram que o momento não é de relaxamento das medidas de prevenção e a comunidade procopense deve continuar com o isolamento social, e somente sair de casa quando necessário, utilizando sempre máscaras, respeitando o distanciamento social e realizando a higienização das mãos.
Em Jacarezinho foi confirmado 2 novos casos de contaminação pelo novo Coronavirus. De acordo com o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, trata-se de dois profissionais de Saúde que apresentaram sintomas, fizeram o teste do LACEN, passam bem, e seguem o protocolo de isolamento domiciliar. A Vigilância Epidemiológica do Município está fazendo o monitoramento dos casos e tomando todas as medidas pertinentes. Total de casos positivos são 6, sendo 1 caso recuperado, 156 descartados e 8 pessoas em investigação.