O prazo final para regularizar a situação é 19 de maio

Um total de 1.220 eleitores dos municípios de Bandeirantes e Santa Amélia, no Paraná, corre o risco de ter o título de eleitor cancelado por não comparecer às urnas nem justificar a ausência. São 1.118 eleitores em Bandeirantes e 102 em Santa Amélia nessa situação. Caso o documento seja cancelado, o cidadão fica impedido de votar, obter passaporte, assumir cargo público, renovar matrícula em instituições de ensino oficiais e acessar diversos serviços que exigem a quitação eleitoral.

O título de eleitor pode ser cancelado quando o eleitor deixa de votar ou justificar a ausência em três turnos consecutivos. Para evitar esse problema, é fundamental verificar se há pendências no cadastro eleitoral. Vale lembrar que, o cancelamento não se aplica aos eleitores para os quais o voto é facultativo, como é o caso das pessoas com mais de 70 anos e das não alfabetizadas.

Para verificar se há pendências, o cidadão pode procurar o Cartório Eleitoral da cidade ou acessar o canal de atendimento online da Justiça Eleitoral, disponível no site www.tse.jus.br, na área de autoatendimento ao eleitor. Caso seja constatada alguma irregularidade, é necessário quitar a multa, que pode ser paga via PIX ou boleto bancário, tanto presencialmente quanto pelo site da Justiça Eleitoral.

O prazo final para regularizar a situação é 19 de maio. Após essa data, se não for regularizado, o título será cancelado automaticamente. Se isso ocorrer, o eleitor ainda poderá procurar o Cartório Eleitoral ou acessar o canal online para efetuar a regularização e retomar seus direitos políticos. (Por Carla Diniz)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui