Novas propriedades são aprovadas como Unidades Multiplicadoras

O Projeto Rural Sustentável (PRS) divulgou lista com o resultado das Propostas Técnicas aprovadas na 2º chamada de Unidades Multiplicadoras (UMs) que no âmbito do projeto são aquelas propriedades que deverão adotar uma ou mais tecnologias de baixo carbono apoiadas.

Ao todo no Paraná foram aprovadas 396 propriedades, sendo 235 na primeira chamada (com resultado divulgado em janeiro de 2018) e outras 161 na segunda, anunciadas no mês de julho. A região sudoeste do estado foi a que mais se destacou em relação ao envolvimento com o projeto, apresentando grande número de propostas aprovadas (387). Em Bandeirantes, foram cinco.

O processo de adesão dos novos produtores rurais aconteceu a partir da realização dos Dias de Campo nas Unidades Demonstrativas (UDs), aprovadas nas chamadas anteriores, que serviram como referência por já terem implantadas 01 ou mais tecnologias apoiadas pelo Projeto. Só no estado do Paraná foram realizados 48 eventos de capacitação envolvendo cerca de 1.400 produtores rurais.

Os produtores rurais deverão iniciar as ações de implementação das tecnologias previstas nas propostas, aproveitando o acompanhamento dos assistentes técnicos cadastrados no projeto e aptos a prestarem este serviço, aumentando assim o volume de áreas destinadas a agricultura e a pecuária com o uso de tecnologias de baixo carbono.

SOBRE O RURAL SUSTENTÁVEL – O PRS é fruto de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Brasileiro de Sustentabilidade e Desenvolvimento (IABS), com foco na melhoria das práticas de uso da terra e o manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. O projeto incentiva o desenvolvimento rural sustentável e a conservação da biodiversidade, ao mesmo tempo que contribui no cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

TECNOLOGIAS APOIADAS – Sistema de integração Lavoura-pecuária- florestas (iLFP), incluindo Sistemas Agroflorestais (SAF); Plantio de Florestas Comerciais; Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem (RAD/P); Recuperação de Áreas Degradadas com Floresta (RAD/F); Manejo Sustentável de Florestas Nativas.

SERVIÇO – Prazo para o envio dos relatórios de UMs: o Relatório parcial até 20/08; e Relatório final: até 05/10;

Formulários de relatórios (parcial e final) em PDF: o Relatório Parcial de UM: https://goo.gl/zi5w3H; e Relatório Final de UM: https://goo.gl/Sq38qi