Mês da Mulher
Segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Bandeirantes promoveu momento histórico da casa durante sua quinta sessão ordinária: a inauguração da ‘Galeria Lilás’. O espaço é um tributo que celebra a atuação das mulheres que, como vereadoras, se destacaram e continuam a se distinguir no cenário político local.
Com a presença de (ex) vereadores, (ex) vereadoras, familiares e amigos, a cerimônia foi marcada pela alegria e satisfação. A galeria feminina é uma forma de reconhecimento e de lembrar que muitas barreiras foram derrubadas, principalmente nos bastidores da política, mas que ainda há longos caminhos a serem percorridos já que o panorama político é predominantemente constituído por homens. Presente na ‘Galeria Lilás’, a ex-vereadora Tatiani Sabaini não pode comparecer a solenidade, contudo expressou sua alegria com a homenagem e compartilhou ao recordar das suas experiências no período de legislatura.
“Fico muito feliz enquanto mulher e profissional com essa homenagem. Quando estive vereadora, mas principalmente por ser mulher, sofri abusos psicológicos e emocionais. E não somente eu passei por isso, mas também cheguei a presenciar as mesmas atitudes com servidoras da casa legislativa, infelizmente. Precisamos trabalhar esse tema, levantar essa bandeira, uma vez que muitos homens falam da valorização a mulher, mas, continuam com atitudes machistas e abusivas nos bastidores”, enfatizou. Tatiani reforçou ainda que o ‘Painel Lilás’ será uma forma a todo momento lembrar da necessidade de mudanças de comportamento e de desconstrução do pensamento machista na conjuntura política local, iniciado pela Câmara Municipal de Bandeirantes.
Participaram da solenidade, as ex-vereadoras Jacinta de Fátima Silva da Rocha, Aureliana Aparecida Martins Delgado Balla. Ambas ressaltaram a importância de preservar a memória histórica e honrar as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento político da cidade, bem como homenagear as (ex) representantes eleitas pelo povo em vida, como gesto de valorização pelo o trabalho realizado.
A atual vereadora Sônia Zamboni, que está em seu sétimo mandato, participou da cerimônia e compartilhou suas experiências e os desafios enfrentados pelas mulheres na política. Segundo ela, a jornada de uma mulher na política e na Câmara é árdua, mas acredita que com dedicação, persistência e trabalho é possível conquistar, derrubar os obstáculos e vencer as dificuldades.
A ideia da ‘Galeria Lilás’ foi concebida pelos ex-vereadores Eduardo José Serra do Espírito Santo e Manoel Vieira. De acordo com dr. Eduardo, a inspiração para o projeto veio de experiências em outros municípios, onde espaços semelhantes foram criados para salvaguardar a história das mulheres na vida pública.
O Painel Lilás homenageia: Janete de Azevedo Guerra, Jacinta de Fátima Silva da Rocha, Aureliana Aparecida Martins Delgado Balla, Marlene Rosi Vilela Gonçalves (in memoriam), Sonia Regina Zamboni, Mônica Aparecida Tavares Moskado, Tatiani Pereira Sabaini Azevedo, Flávia Aparecidada Silva, Simone Beatriz Fuck Von Der Osten e Denise Cristina Capi. (Com informações Rádio Cabiúna e redes sociais)