A Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio iniciou no mês de agosto uma campanha para a vacinação contra o HPV. O objetivo, conforme a responsável pelo setor de epidemiologia do Município, Alessandra Ito, é chamar a atenção da população da importância desta vacina.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Angélica Olchaneski de Mello, a ideia da campanha é aumentar o número de jovens vacinados, já que a procura pela vacina estava em baixa demanda nas Unidades Básicas de Saúde cidade e do Distrito de Congonhas. Angélica Olchaneski afirmou que a faixa de vacinação para o HPV se mantém entre 9 a 14 anos para meninas, e para meninos é de 11 a 14 anos. “Por determinação do prefeito Amim Hannouche, queremos aproveitar este mês de Agosto para incrementar a campanha nas escolas municipais e estaduais, para reduzir os números de casos da doença causados pelo HPV, aproximando os jovens dos postos de vacinação”, destacou.
Números do Ministério da Saúde, divulgados no início do ano, constataram que mais da metade dos jovens brasileiros entre 15 a 25 anos estão infectados com o HPV, que na sigla inglesa significa ‘Papiloma Vírus Humano’. A vacina é disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2014, sendo a forma e mais eficaz da prevenção. Podendo proteger contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do Vírus, ela pode diminuir em até 98% a incidência de verrugas e lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero e garganta, além de outras doenças. A infecção pode causar verrugas na maior parte do corpo dependendo do vírus. O contágio pode ocorrer no contato entre a pele, e principalmente durante a relação sexual.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população que na presença de qualquer sinal ou sintoma da infecção pelos vírus do HPV, recomenda-se procurar um profissional de saúde para avaliar corretamente a situação, diagnosticando e indicando um tratamento correto. (Comunicação/Prefeitura)