Paz e Bem, meu amigo e irmão, vamos falar sobre o bem-aventurado Francisco.
TERCEIROLIVRO de Tomás de Celano.
Sobre o bem-aventurado São Francisco e seus milagres.
Um outro estava à morte e ficou imediatamente livre de toda doença quando lhe fizeram uma imagem de cera, e ainda antes de acabá-la. Uma mulher que estava de cama havia muitos anos, sem poder mexer-se ou se virar, consagrou-se a Deus e a São Francisco. Ficou livre de toda doença e voltou a dar conta de seus afazeres. Em Narni, havia uma mulher que tinha uma das mãos ressequida havia oito anos, e nada podia fazer com ela. Afinal, nosso pai São Francisco apareceu-lhe numa visão, e lhe curou a mão, deixando-a tão boa quanto a outra para o trabalho.
Um moço da mesma cidade estava doente havia dez anos, todo inchado, sem encontrar remédio que lhe servisse. Pelos méritos de São Francisco, por um voto feito por sua mãe, obteve imediatamente a recuperação da saúde. Em Fano, havia um hidrópico com os membros horrivelmente inchados. Pelos méritos de São Francisco, conseguiu ficar inteiramente livre da doença. Um cidadão de Todi estava tão atacado de gota artrítica que não podia sentar-se nem descansar de maneira alguma. Esse mal lhe causava tamanhos calafrios que já parecia liquidado. Consultou médicos, tomou todo tipo de banhos e remédios, mas não conseguiu nenhum alívio.
Um dia, na presença de um sacerdote, fez um voto para que São Francisco lhe restituísse a antiga saúde. Foi só fazer as orações ao santo e logo se viu são como antigamente. Uma paralítica de Gúbio invocou três vezes São Francisco, ficou livre da doença e curada. Um certo Bondoso sofria muito com uma doença nos pés e nas mãos: não podia se mover nem se virar para lado algum, e já não comia nem dormia. Um dia, foi visitá-lo uma mulher e o aconselhou a recomendar-se com devoção a São Francisco se quisesse ficar curado bem depressa. Fora de si pelo sofrimento, respondeu-lhe o doente: “Não acredito que ele seja santo”.
Mas a mulher persistiu em seu conselho e ele acabou dizendo: “Eu me consagrarei a São Francisco e acreditarei que ele é santo se me livrar desta doença dentro de três dias”. Pelos méritos do santo de Deus ficou logo curado, podendo andar, comer e dormir, dando glória a Deus todo-poderoso. Um homem tinha sido ferido gravemente por uma flecha de ferro que penetrara pela órbita do olho e estava encravada na cabeça. Os médicos não podiam fazer nada.

Ele se recomendou com súplice devoção a São Francisco, esperando ficar livre por sua intercessão. Tendo deitado um pouco e dormido, São Francisco lhe disse em sonhos que devia tirar a flecha por trás da cabeça. Isso foi feito no dia seguinte, e ele ficou livre sem grande dificuldade. Imperador, um homem do povoado de Spello, sofria havia dois anos de uma hérnia grave, pois os intestinos lhe saiam para fora. Não conseguindo colocá-los para dentro por muito tempo, nem acertar seu lugar, precisava andar com uma almofada amarrada. …
Para louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo Amém. (Continua na próxima edição – Programa
Francisco Instrumento da Paz). Paz e Bem.