Paz e Bem, meu amigo e irmão, vamos falar sobre o bem-aventurado Francisco.
PRIMEIRO LIVRO de Tomás de Celano – Primeira Vida.
Para louvor e glória de Deus todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Começa a vida do nosso beatíssimo Pai Francisco.
Da caridade e compaixão para com os pobres
Mas como eles não tinham nada além dos casacos baratos com os quais estavam vestidos, e estavam preocupados com o preço a pagar, imediatamente um comerciante viajante veio e ofereceu o preço que eles desejavam. Mas eles, dando graças a Deus (cfr. Col 3,17), recebido a ovelhas, chegaram a Auximus e, entrando na capital da cidade, foram recebidos com grande reverência. No entanto, o senhor bispo ficou maravilhado tanto com a ovelha que o homem de Deus conduzia (cf. 4 Reis 4:9), como com o carinho com que ele a conduzia.
Mas quando o servo de Cristo lhe contou uma longa parábola sobre as ovelhas, o bispo, contrito de coração (cf. At 2,37) pela pureza do homem de Deus, deu graças a Deus (cf. At 27,35). Mas no dia seguinte saiu da cidade e, pensando no que deveria fazer com a ovelha, a conselho de seu companheiro e irmão, entregou-a para ser guardada em certo recinto dos servos de Cristo, em São Severino.
Também as veneráveis servas de Cristo, como se Deus lhes tivesse dado um grande presente, aceitaram com alegria o cordeiro. Depois de muitas vezes guardá-lo cuidadosamente, teceram uma túnica com sua lã e a entregaram ao pai Francisco na igreja de Santa Maria da Porciúncula, na época de certo capítulo. Como, com grande reverência e exultação de espírito, o santo de Deus pegou-a e abraçou-a, e beijou-a, convidando todos aqueles ao seu redor a regozijarem-se tanto. Numa outra vez em que passou pela Marca, seguido alegremente pelo mesmo companheiro, encontrou um homem que levava para uma feira dois cordeirinhos amarrados e presos ao seu ombro.
Ao ouvi-los balir, São Francisco se comoveu, aproximou-se e demonstrou sua compaixão, acariciando-os como uma mãe com o filho que chora. E disse ao homem: “Por que estás maltratando desse jeito os meus irmãozinhos, assim amarrados e pendurados? ” Ele respondeu: “Vou levá-los para vender na feira, porque preciso do dinheiro”. E o santo disse: “E o que vai acontecer com eles depois? ” “Quem comprar vai matá-los e comer”. “De jeito nenhum, isso não vai acontecer.
Leva como pagamento a minha capa e me dá os cordeiros”. O homem entregou os animaizinhos com muita alegria e recebeu a capa, que valia muito mais e que o santo tinha recebido emprestada de um homem piedoso naquele mesmo dia, para se defender do frio. O santo, quando recebeu os cordeirinhos, ficou pensando o que fazer com eles. Seguindo o conselho do irmão que o acompanhava, devolveu-os ao mesmo homem para cuidar deles, mandando-lhe que nunca os vendesse nem lhes fizesse mal algum, mas que os conservasse, alimentasse e tratasse com carinho. …
Para louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo Amém. (Continua na próxima edição – Programa
Francisco Instrumento da Paz). Paz e Bem.