Paz e Bem, meu amigo e irmão, vamos continuar falando sobre São Francisco de Assis. Agora ORAÇÕES – Ofício da Paixão.
Salmo XIV
Eu vos dou graças, Senhor, Pai santíssimo, Rei do céu e da terra * porque me consolaste (cf. Is 12,1). Vós sois meu salvador, ó Deus, * vou agir com confiança, sem ter medo (cf. Is 12,2). O Senhor é minha força e meu louvor, * ele se fez a salvação para mim (Is 12,2). Vossa destra, Senhor, distinguiu-se pela fortaleza, vossa destra, Senhor, feriu o inimigo, * e na grandeza de vossa glória derrubastes meus adversários (Ex 15,6-7). Vejam os pobres e se alegrem; * buscai a Deus e vossa alma viverá (Sl 68,33). Louvem-no céus e terra, * o mar e tudo que se move dentro dele (Sl 68,35). Porque Deus salvará Sião, * e serão edificadas as cidades de Judá (Sl 68,36). E aí hão de morar, * vão adquiri-la como herança (Sl 68,36). E a descendência de seus servos vai possuí-la, * e os que amam seu nome nela habitarão (Sl 68,37).
Salmo [XV]
Exultai em Deus, nosso protetor (Sl 80,2); * aclamai com vozes de júbilo o Senhor, Deus vivo e verdadeiro (Sl 46,2).Porque o Senhor é o altíssimo, o temível * o grande Rei de toda a terra (Sl 46,3). Pois o santíssimo Pai do céu, Rei nosso antes de todos os séculos (Sl73,12), mandou do alto seu amado Filho * e nasceu da bem-aventurada virgem Santa Maria. Ele me invocou: Vós sois meu Pai (Sl 88,27) * e eu o farei primogênito, excelso sobre os reis da terra (Sl 88,28). Naquele dia concedeu o Senhor sua misericórdia, * e de noite ressoou o seu louvor (cf. Sl 41,9). Este é o dia que o Senhor fez; * nele exultemos e nos alegremos (Sl 117,24). Porque um santíssimo menino amado nos foi dado, e nasceu por nós (cf. Is 9,6) no caminho e foi posto num presépio * porque não tinha lugar na pousada (cf. Lc 2,7). Glória ao Senhor Deus nas alturas, * e na terra paz aos homens da boa vontade (cf. Lc 2,14). Alegrem-se os céus e exulte a terra, comova-se o mar com tudo que contém, * rejubilem-se os campos e tudo que neles existe (Sl 95,11-12).Cantai ao Senhor um cântico novo; * cantai ao Senhor por toda a terra (Sl 95,1). Porque o Senhor é grande e merece todo louvor, * é mais temível que todos os deuses(Sl 95,4). Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e poder (Sl 95,7-8) * Daí ao Senhor a glória do seu nome (Sl 95,8). Oferecei vossos corpos (cfr. Rm 12,1) e carregai sua santa cruz (cfr. Lc 14,27; Jo 19,17), * e segui até o fim seus santíssimos preceitos (cfr. 1Pd 2,21).
Oração diante do Crucifixo
Sumo, glorioso Deus, Ilumina as trevas do meu coração e dá-me fé direita, esperança certa e caridade perfeita, (bom) senso e conhecimento, Senhor, para que faça teu santo e verdadeiro mandamento. Amém.
Para louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo Amém. (Continua na próxima edição – Programa Francisco Instrumento da Paz). Paz e Bem.