O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Fernando Costa (CEEPA) foi fundado em 1953. A princípio o ensino era privado, ou seja, o acesso para estudar na instituição tinha que pagar. Entretanto, em 1975, o estabelecimento passou a ser pública, pertencente à Secretaria de Estado da Educação, que vigora até hoje. Atualmente, o colégio oferta os seguintes cursos de nível médio profissionalizante: Técnico em Agropecuária, Técnico Agrícola, e o Técnico em Agropecuária Subsequente. Vale ressaltar que o curso Técnico em Agropecuária Subsequente está com as inscrições abertas.
Com 210 alunos estudando e ampliando conhecimentos voltados para o setor do agronegócio, o colégio também possui estrutura de internato, oferecendo aos estudantes que residem longe, um local apropriado de moradia. O alojamento abriga tanto público masculino quanto feminino. Segundo o presidente do Grêmio Estudantil, João Otávio Bocato de Toledo, de 17 anos e aluno do curso Técnico Agrícola, para ingressar no internato é necessário passar por entrevista e depois avaliação junto ao Conselho Escolar, que delibera a integração à moradia.
João Otávio que também é representante do Corpo Discente no Conselho Escolar e integrante da Equipe Multidisciplinar do CEEPA, disse que, nestes 71 anos da instituição é importante destacar a relevância do ensino técnico para a comunidade regional, pois formou inúmeros profissionais que estão atuando no mercado de trabalho. “Nosso colégio, desde a sua fundação, sempre foi muito bem-conceituado em todo o território nacional, e tem toda uma bagagem histórica e cultural”, comentou o jovem líder estudantil.
Na oportunidade, ele mencionou sobre a tragédia que se abateu no CEEPA quando ocorreu um incêndio em 2023, quando muitos bens materiais, documentos e memórias viraram fumaça. “Retornar ao colégio após o incêndio foi um ato de amor e resistência. Todos nós nos mobilizamos para retornar o mais rápido possível. Foi triste ver tudo da maneira como estava, mas com o coração grato de que todos estavam bem, e agora, com a reconstrução já sendo realizada”, alegrou-se.
JUNHO VERDE E INTERCÂMBIO – Fazendo parte das atividades para formação técnica, os alunos realizaram projetos de paisagismo e sustentabilidade, sendo que o aluno João Otávio e o professor Márcio Polido realizaram o plantio de 20 mudas de árvores nativas por todo o território do colégio. Ambas tarefas fazem parte da campanha Junho Verde, mês que é dedicado à sensibilização e conscientização ambiental, com a intenção de incentivar, por meio da educação ambiental, mudanças de comportamentos necessários para a conservação dos bens naturais e preservação dos ecossistemas.
Outro detalhe relevante que o diretor do CEEPA Ilton Wagner Alves e a diretora pedagógica Joelma Aparecida Silva de Oliveira destacaram foi com relação aos alunos, João Mateus Carvalho Soto, de 15 anos, cursa Técnico em Agropecuária, e reside em Santa Cecília do Pavão; e Maria Eduarda Marques Junqueira, de 16 anos, cursa Técnico em Agropecuária, e moradora em Paranagi. Ambos os estudantes estão entre os 1000 escolhidos para o intercâmbio ‘Ganhando o Mundo’, ação do Governo do Estado do Paraná, realizado por meio da Secretaria da Educação.
Maria Eduarda vai fazer o intercâmbio no estado de Iowa, nos Estados Unidos, para estudar e aperfeiçoar seus conhecimentos na área, já que o local onde ficará é considerado líder mundial em tecnologia agrícola, com extensas áreas de cultivo e empreendimentos agrícolas. Já o colega João Mateus, ele vai embarcar para a Austrália, que é reconhecido como um dos principais polos do setor do mundo, e vai oferecer uma diversidade de experiências e aprendizados em vários segmentos. “Minha expectativa é conhecer novas pessoas, novas culturas, aprender sobre o sistema de ensino e metodologia de outra nação. Tenho muito orgulho em representar o nosso colégio”, destacou João Mateus.