Paraná leva ‘Cinema na Praça’ aos municípios do Interior

O Governo do Paraná e a Renault do Brasil lançaram na quarta-feira (9) passada, no Palácio Iguaçu, o programa itinerante Cinema na Praça, que propõe levar diversão e cultura para cidades pequenas que não possuem cinemas de rua ou em centros comerciais. Também apoiam o projeto o Instituto Renault e a Motion Picture Association – MPA.

Uma carreta com um painel de LED, de 7, 6 metros por 2,5 metros, vai percorrer 30 municípios entre 12 de outubro e 15 de dezembro. As sessões acontecerão sempre nas praças entre sexta-feira e domingo, às 19 horas, cada uma com 400 cadeiras.

De acordo com o cronograma, na região Norte e Norte Pioneiro, a partir de dezembro recebem o ‘Cinema na Praça’ as cidades: Joaquim Távora (01), Ribeirão Claro (06), Ribeirão do Pinhal (07), Nova América da Colina (08), Uraí (13), Leópolis (14) e Sertaneja (15).

Durante solenidade de lançamento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o programa tem cunho cultural e social. “Muitas vezes as crianças e as pessoas não têm condições financeiras de ir ao cinema. A carreta vai levar essa possibilidade de acesso, que é algo mágico. É um programa inovador que vai levar cultura para perto das pessoas. Ela não pode ser restrita a um pequeno nicho da sociedade”, afirmou.

Ratinho Junior também destacou que apenas 60 das 399 cidades do Paraná possuem cinemas e que o programa pretende atender justamente esses municípios menores. Segundo ele, as cidades vão se movimentar para receber de braços abertos a carreta, o que também permitirá maior integração entre as famílias. “É algo que sai do cotidiano. Nós estamos muito fixados no celular e acabamos esquecendo de viver as cidades. O Cinema na Praça pretende transformar essa relação da criança e das pessoas com as suas cidades”, destacou Ratinho Junior.

Segundo o secretário de Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, o projeto é um presente de Dia das Crianças que vai se prolongar até o final do ano. “É uma mensagem de diversão, cultura e alegria. Queremos que o Estado esteja perto das pessoas, que seja inclusivo e gere oportunidades na área cultural”, comentou.

PARCERIA – A diretora executiva do Instituto Renault, Graziela Pontes, disse que o ‘Cinema na Praça’ pode ser um instrumento de transformação social e se soma a outras iniciativas da empresa na educação. “É um programa que proporciona cultura para as crianças que não têm acesso regular a cinema. É uma maneira de plantar uma semente de sonho nas novas gerações”, afirmou.

Andressa Pappas, diretora da Motion Picture Association no Brasil, entidade que representa os grandes estúdios cinematográficos do País, comemorou a parceria com o Governo do Estado. “Esperamos que esses momentos de diversão sejam acompanhados por abraços nos familiares, nós queremos gerar diversão e aproveitar esse momento ao ar livre”, complementou.

ESTREIA – O município de Marumbi, no Vale do Ivaí, foi o primeiro a receber o programa Cinema na Praça no sábado, 12 de outubro, Dia das Crianças. O filme Hotel Transilvânia, foi a produção infantil de classificação livre exibida na Praça da Paróquia Senhor Bom Jesus, que contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e da criançada da cidade. A comunidade lotou o local, que além do filme pode aproveitar brinquedos infláveis, cama elástica, pintura facial e diversas outras atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui