Regiane Romão/Marcos Júnior
Os munícipes de Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz, agora podem contar com atendimento na especialidade de hematologia.
O CISNORPI (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) iniciou o atendimento na sede da entidade, localizada em Jacarezinho. As consultas estão sendo realizadas aos sábados.
O diretor do consórcio de saúde, Antonioni Palhares, explica que na região há, desde 2015, aproximadamente, 271 pacientes à espera de atendimento. Do ano de 2020 até o presente momento haviam sido agendados 11 pacientes, sendo estes somente para crianças.
Para Antonioni, a grande alegria é ter a médica Flávia Mantine no atendimento. “Esta medida irá auxiliar as pessoas que precisavam esperar uma vaga nos grandes centros para uma consulta. Agradeço a todos os funcionários que também se empenharam para esta conquista concretizar. Também ao nosso Presidente do CISNORPI, ao Secretário de Saúde Beto Preto e ao governador Ratinho Júnior por auxiliar nesta conquista”, comemorou.
O presidente do CISNORPI e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, ressaltou que na região nenhum município possui especialista nesta área e os pacientes agora terão um atendimento especializado através do CISNORPI. “Adultos e crianças que necessitavam deste atendimento precisavam ir para Curitiba quando conseguíamos vagas”, explica.
O diretor do CISNORPI disse também que os pacientes são encaminhados através das Secretarias Municipais de Saúde. “Eles passam pelos médicos que quando observam a necessidade de consulta com o hematologista realizam o encaminhamento. Cada município realiza seu agendamento juntamente com o CISNORPI”, lembra e ressaltou que o Estado do Paraná tem como propósito a qualificação do atendimento ambulatorial eletivo, focada no fortalecimento da regionalização para atender as necessidades de saúde da população o mais próximo de sua residência.