Deputado Luiz Claudio Romanelli e presidente do Cisnorpi, prefeito de Jacarezinho Marcelo Palhares

Prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do Norte Pioneiro (Cisnorpi) decidiram recentemente ampliar os serviços de saúde. A entidade aprovou a criação de mais quatro bases novas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas cidades de Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Ribeirão Claro e Pinhalão.

Segundo o presidente do Cisnorpi, prefeito de Jacarezinho Marcelo Palhares, atualmente, o Samu tem nove bases nas cidades de Ibaiti (2), Jacarezinho (2), Cambará, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Joaquim Távora e Santana do Itararé e atende em média 1000 ocorrências mensais.
Para o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, a iniciativa reflete a maneira como o consórcio de saúde vem sendo gerida. “O Cisnorpi é exemplo de consórcio na área e um exemplo daquilo que chamamos de novo municipalismo. São os prefeitos e os gestores que encontram alternativas e soluções para levar serviços públicos à população.

Criação de mais quatro bases do Samu no Norte Pioneiro vai ampliar atendimento na região

Estão de parabéns os 22 prefeitos que integram o consórcio e o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, que preside o Cisnorpi”, parabenizou e reforçou a importância do Samu para a população regional. “O Samu é um serviço cada vez mais importante para as cidades paranaenses. Há uma escalada de acidentes com traumas, em especial no trânsito, e o Samu é um serviço gratuito, pode der chamado pelo 192 e sua presteza e atendimento salvam vidas”, afirmou.
O novo projeto de ampliação, elaborado pelo Cisnorpi prevê a implantação de duas unidades de suporte avançado em Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos, e duas unidades de suporte básico em Ribeirão Claro e Pinhalão. De acordo com Palhares, para a implantação das unidades serão necessários R$ 2,3 milhões que podem ser viabilizados através de emenda do deputado Pedro Lupion.

Na oportunidade, Romanelli enfatizou que com as novas unidades serão necessários novos investimentos. “Essas quatro novas unidades vão precisar de ambulâncias, estrutura de atendimento, artefatos, equipamentos e insumos, além de médicos, enfermeiros e socorristas”, comentou e lembrou ainda que no ano passado foram entregues pelo parlamentar seis ambulâncias ao Samu.
Os serviços recebem apoio do Ministério da Saúde que já entregou 215 ambulâncias básicas e 65 UTI móveis.

O CISNORPI – O Cisnorpi abrange 22 municípios do Norte Pioneiro: Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz. “Renovamos a frota do Samu com novas ambulâncias, garantindo mais segurança e qualidade no atendimento à população. Agora, nosso compromisso é continuar trabalhando em conjunto para aprimorar os serviços de saúde e oferecer condições cada vez melhores à população do Norte Pioneiro”, disse o presidente e prefeito Marcelo Palhares.

O Consórcio Público Intermunicipal de Serviços do Norte Pioneiro atua há 30 anos na região e considerado referência em saúde pública. “O Cisnorpi oferece serviços de alta qualidade à população da região. Desde 2021, foram mais de 3,5 milhões de procedimentos”, disse Romanelli.
Um dos maiores projetos do consórcio é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Jacarezinho, com 25% das obras concluídas. O AME terá 34 consultórios e capacidade para realizar até 24 mil consultas mensais e quatro mil exames de apoio diagnóstico por mês. O investimento é de R$ 24 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui