Uma coleção de borboletas raras, coletadas em Londrina na década de 1950 pelo engenheiro aposentado da Prefeitura de Londrina Rudolpho Horner, foi recentemente incorporada ao acervo do Museu de Zoologia da UEL e deverá servir de base para estudos sobre insetos da ordem Lepidoptera, que abrange borboletas e mariposas, típicos da região Norte do Paraná. A caixa com cerca de 80 exemplares foi doada à Universidade em meados de 2018 pelo próprio engenheiro aposentado. Mais recentemente, o acervo foi incorporado ao museu, por intermédio do professor Fernando Dias, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV), especialista em entolomologia.

O professor fez uma avaliação minuciosa da coleção, antes de incorporá-la ao acervo, disponibilizando-o à visitação e também como material de pesquisa. A equipe do professor está fazendo um levantamento sobre as espécies de mariposas e borboletas da região. As informações preliminares indicam que alguns exemplares da coleção são raros atualmente, alguns poucos não são encontrados, em virtude da redução de áreas verdes e de mata nativa na área urbana.

Há cerca de quatro meses o professor fez contato com o engenheiro aposentado para levantar informações sobre a coleção. Chamou a atenção o estojo e os alfinetes utilizados, bem como a conservação dos exemplares que resistiram por mais de 70 anos. O estojo é confeccionado em madeira, típico de coleções de insetos da década de 1950. Os exemplares foram afixados com alfinetes entomológicos, próprios para essa finalidade. (Portal O Perobal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui