Atividade amplia socialização e senso de disputa. O Projeto Xadrez é uma importante ação pedagógica desenvolvida nas instituições
O sábado, dia 25, foi dia de muita disputa e socialização para os alunos do Colégio ECEL Positivo, que deram um show de persistência, respeito aos adversários, determinação e boas jogadas, durante a participação do Colégio no II Torneio de Xadrez Luiz Fernando Schimidt, organizado pela Escola Rui Barbosa em parceria com o Colégio Águia Master, de Cornélio Procópio. O evento aconteceu na quadra do Colégio Rui Barbosa e reuniu 150 atletas, de 11 escolas da região.
O Colégio ECEL Positivo, de Bandeirantes e o Colégio ECEL Positivo – Divina Pastora, de Uraí, estiveram presentes com alunos que integram as instituições, sob a coordenação das professoras: Kelly Angelina Dedoné, da unidade de Bandeirantes; Viviane Ferreira, Andressa Laureano e a Ana Clara, ambas da unidade de Uraí. As disputas ocorreram em seis categorias: Sub 08, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Adulto. 16 alunos, de Uraí e 06 alunos de Bandeirantes; estiveram participando do Torneio. Cinco deles tiveram classificação e ganharam medalhas nas categorias. Foram eles: Matheus Comar ( 2° lugar na categoria integrada – sub 14, 16, 18 e adulto); Mariana Manchini (2° lugar na categoria Sub 12); Luísa Gondo Bertolazi ( 2° lugar na categoria Sub 8); Lucca Imazu (2° lugar) e Pedro Bertolazi (3° lugar na categoria Sub 8). Ambos, do Colégio ECEL de Uraí.
O Projeto Xadrez é uma importante ação pedagógica desenvolvida pela instituição, com meta de desenvolver habilidades, como: paciência, observação, articulação de táticas, socialização, treina a memória. Em Uraí, o projeto já é aplicado há um ano e meio, com grandes resultados; na unidade de Bandeirantes, teve início este ano de 2019 e mesmo com pouco tempo de aplicação, seis alunos já participaram da disputa, conseguindo um quarto lugar em uma das categorias nesta competição. O Xadrez possibilita elementos estratégicos para os que estão fase de aprendizagem. Em Bandeirantes, o projeto é coordenador pela Professora Kelly; em Uraí, pela Professora Viviane. As professoras destacaram a importância da participação em eventos como este, pois a experiência amplia a socialização e o senso de disputa, além oportunizar ações extra – classe que dinamizam processos de aprendizagem.(Da Assessoria)