Prova da primeira fase aconteceu nesta terça – feira; segunda fase será em setembro. Resultado final em dezembro.
Na tarde desta terça-feira, dia 21, cerca de 77 estudantes – do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio -, do Colégio ECEL Positivo, de Bandeirantes, realizaram a prova da primeira fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, que não é obrigatória (os alunos são convidados a virem participar), é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC). Antes, com foco apenas nas insituições de ensino da rede pública; hoje, também contam com participação de instituições educativas privadas.
De acordo com a diretora geral do Colégio, Profª Joelma Almeida, a meta da competição é instigar a prática do estudo da matemática, identificar talentos e incentivar o aluno à inserção em áreas científicas e tecnológicas. Além disso, importante destacar, a possibilidade de ampliação de conhecimentos possibilita inclusão social e desenvolvimento.
Para a aluna Ana Júlia Escalada, 14 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, a experiência foi muito desafiadora. Ela destacou que a prova não estava fácil, mas realizou com tranquilidade. “Foi difícil, mas, foi uma grande oportunidade para evoluir e para mostrar o meu potencial. Sempre fui de exatas, gosto de matemática e esta oportunidade é uma evolução importante”, relatou.
Matheus Ricardo, 16 anos, do 3º ano do Ensino Médio, também destacou o saldo positivo da experiência: “Foi bom. Descobrimos novo método de prova, de raciocínio, estimula a pensar de outro jeito, a pensar por si próprio nas formas de fazer matemática”, enalteceu, destacando, ainda, que a área estimula a descobrir vocação, principalmente quando há aulas mobilizadas por meio de uma interface entre teoria e prática.
Os classificados passarão por uma segunda etapa, no dia 28 de setembro. A divulgação dos vencedores será no 3 de dezembro Os estudantes vencedores receberão medalhas (ouro, prata e bronze) e certificados de menção honrosa. O Colégio ECEL Positivo incentiva os alunos a participarem de ações que mobilizem debates, pesquisas, ações educativas, culturais e de ampliações de conhecimentos. Desta forma, a instituição considerada uma das mais importantes do Norte Pioneiro e com ensino bilíngue, cumpre o papel social de possibilitar protagonismo e conduzir os alunos ao sucesso que ele merece. (da Assessoria)