Educação Municipal
A Prefeitura Municipal de Itambaracá, através da Secretaria Municipal de Educação, está incentivando uma série de ações para fomentar novos projetos, articular parcerias, ampliar ainda mais o diálogo com o corpo docente e demais colaboradores da área, assim como aumentar o fortalecimento família e escola.
Muitos dos projetos estão sob coordenação da secretária Gilmara Ferreira e equipe, contudo possui ação de parceria com outros setores da Prefeitura, em destaque, a Secretaria de Assistência Social, que está sob a gestão de Aline Menegasso. Resultado desta cooperação foi durante as festividades da Páscoa, onde houve mobilização e a distribuição dos ovos de chocolate para os alunos das instituições educacionais do município, resultando em muita alegria, neste momento de tantos desafios.
Além disso, a Educação de Itambaracá tem incentivado os professores à dinamização dos processos de ensino e aprendizagem com a aplicação de aulas com metodologias diversas através das novas tecnologias. Há professores que trabalham com aplicativos de interação como o Google Meet, Tik Tok e outras ferramentas que vão ampliando interação. Mas, também, há os professores que dedicam-se com muito amor à produção das atividades, conteúdos e exercícios, e os pais buscam, periodicamente, nas instituições de ensino, o pacote de atividades. Aproveitam para sanar dúvidas e ainda trocar informações e diálogo com os professores sobre os desafios, que tem sido muitos, neste período pandêmico.
A Secretaria de Educação, segundo informou a secretária Gilmara Ferreira, tem seguido com planejamentos de reuniões e atividades de intervenção, buscando encontrar caminhos e mobilizar políticas públicas afirmativas. Reuniões dos Conselhos CACS FUNDEB, CAE e Conselho Municipal de Educação, têm sido importantes ferramentas de diálogos e proposições para a condução da área educacional. A secretária informou, também, que há vários projetos em preparação para modernizar o sistema de gestão da secretaria, fomentar parcerias para ampliação de capacitação continuada. Uma destas ações é a reestruturação do setor de cultura na cidade, que vem ao encontro aos projetos de desenvolvimento da prefeita Mônica Zambon e do vice-prefeito, Marcus Andrade, para este setor.
No tocante à cultura – que é atrelada ao setor da educação em Itambaracá – , os projetos permearão pela criação do Museu Municipal, reativação da Biblioteca – com Telecentro Comunitário -, o Cursinho Municipal, entre outros. Gilmara destacou que toda a equipe de professores e gestores estão bastante mobilizados no enfrentamento aos desafios advindos em razão da pandemia, buscando alternativas diversas para ajudar os alunos neste momento e acreditando na educação que transforma.