Mais baratos para a população, testes para Covid-19 no sistema particular podem ser feitos na Santa Casa de Bandeirantes

Através dos testes IgG e IgM, e do cotonete nasal, a pessoa pode constatar infecção ou não pelo coronavírus

Por Regiane Romão

A Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes realiza testes que detectam se a pessoa já teve contato com o novo coronavírus (verifica-se o organismo possui anticorpos da doença) e se a pessoa está infectada ou não (via cotonete nasal). A coleta do material para o exame ocorre na própria entidade de saúde e não é necessário nenhum tipo de encaminhamento médico para que se faça o teste, ou seja, qualquer pessoa pode ir lá e realizar o exame.

O teste de anticorpos IgG e IgM (para saber se tem os anticorpos) custa R$ 50 e o teste para a confirmação da doença (cotonete nasal) o valor é de R$ 90.

Para que se obtenha um resultado confiável, o teste deve ser feito nos primeiros cinco dias após o aparecimento dos sintomas, ou se o paciente teve contato com uma pessoa infectada nos últimos 14 dias.

ENTENDA OS TESTES – O teste de anticorpos IgG e IgM serve para mostrar se uma pessoa esteve em contato com o vírus Sars-Cov2. Além de avaliar a resposta imune do paciente, a sorologia para o coronavírus também contribui para o mapeamento da circulação do vírus e, consequentemente, para estimar o nível de exposição da população. Mas para que o resultado seja válido, o exame precisa ser feito no período certo e interpretado corretamente. Chamados de testes rápidos, os testes sorológicos de anticorpos são realizados de forma bastante simples e o resultado sai em poucos minutos. Eles revelam se houve contato com algum antígeno, no caso, o Sars-Cov-2. No entanto, a sorologia não diagnostica, especificamente, a Covid-19. Os testes sorológicos de anticorpos são feitos a partir de amostras de sangue, sem a necessidade de jejum ou qualquer preparo especial. A metodologia empregada é a imunocromatografia, na qual a reação química ocorrida entre antígenos e anticorpos resulta em uma cor diferente. A partir daí, os anticorpos podem ser classificados como IgM ou IgG. Vale ressaltar que a realização e interpretação dos resultados dos testes devem ser feitas, somente, por um profissional de saúde capacitado.

O RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe. No passo a passo da RT-PCR, o RNA é do vírus transformado em DNA, que é amplificado. Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento em traduzido em resultado positivo. Em caso de resultado positivo, a suspeita de Covid-19 é confirmada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui