Alunos do Colégio ECEL refletem sobre a história e a legislação

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (dia 24 de abril), a segunda língua oficial do Brasil, os alunos do Ensino Médio do Colégio ECEL tiveram uma imersão sobre a história da língua, a cultura surda, legislação e ainda puderam conhecer alguns sinais, saudações e palavras. Para começar, estudaram sobre o alfabeto em Libras e produziram o próprio nome, bem como aprenderam que o nome também pode ser apresentado através de um sinal, que geralmente é concedido pelo próprio surdo.

O objetivo da aula, além ampliar informações sobre a importância de estudar e aprender Libras, foi, também, compreender o processo histórico, sua estrutura e principais repercussões no campo linguístico. “Foi importante este contato com o alfabeto, com as informações históricas e a legislação, para que os alunos pudessem dialogar sobre a percepção que têm acerca da língua. Muitos já sabiam alguns sinais e, para outro, foi novidade. Dialogamos sobre a importância de eles aprenderem para poderem, quando estiverem no mercado de trabalho em suas respectivas profissões, atenderem com inclusão e dignidade as pessoas surdas”, disse o professor Tiago Dedoné, que também tem formação em Letras – Libras.

No final, assistiram um episódio da primeira série brasileira de ficção dramática e bilíngue, contada em Libras e português: “Crisálida”, e debateram sobre suas leituras subjetivas. A atividade foi realizada durante as aulas do Itinerário de Linguagens (1ª série) e na aula de Oficina de Texto (3ª série).

Venha conhecer o Colégio ECEL. Rua Antônio Sartorio, 981, Vila Rubi. Fone / WhatsApp: (43 ) 3542-4558 / www.colegioecel.com.br .

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