O ano de 2024 marca os 116 anos da imigração japonesa para o Brasil. Incentivado tanto pelo governo japonês quanto pelo brasileiro, o processo da vinda ocorreu em diversas levas migratórias. O navio Kasato Maru desembarcou os primeiros 781 imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, no porto de Santos.

Para celebrar a data, a comunidade japonesa de Bandeirantes e das cidades da região do Norte do Paraná, estiveram participando de Missa de Ação de Graças no Santuário São Miguel Arcanjo no domingo (21) passado. A cerimônia do ato litúrgico foi conduzida pelo arcebispo metropolitano da cidade de Sorocaba/SP, Julio Endi Akamine, e com a participação ainda do monsenhor Helio Takimi Sakamoto, da Arquidiocese de Maringá; diácono Jorge Yamashita, também da Arquidiocese de Maringá; e reitor do Santuário São Miguel Arcanjo, padre Rosinei Toniete.

Durante a celebração, houve belos e emocionantes apresentações, entre elas, a entrada das senhoras japonesas vestidas com trajes típicos e conduzindo os estandartes, além das vozes dos corais musicais Cristo Rei de Cornélio Procópio e Santa Teresinha de Bandeirantes. (Foto Facebook Santuário São Miguel Arcanjo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui