
A igreja católica se prepara para celebrar o 1º de Outubro, Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, e padroeira da cidade de Bandeirantes.
O Santuário de Santa Terezinha no Município já está nos preparativos para esse dia festivo que tem início nesta quinta-feira, dia 22, com a Novena das Rosas. O reitor do Santuário, padre Rodolfo Chagas Pinho, explicou que todos os dias 1º de cada mês é celebrado a Missa das Rosas, mas o dia 1º de outubro é importante e especial para todos os fiéis e devotos, pois é celebrado o dia de sua morte. “Essa data é comemorada por todo o país, até em igrejas em que Santa Terezinha não é a padroeira, há a Missa das Rosas”, relatou e mencionou ainda que este ano é também o ‘Jubileu de 25 anos de Doutorado’ de Santa Terezinha na igreja. “Por sua sabedoria e força na igreja católica, Santa Terezinha foi considerada doutora da igreja. Esse ano é comemorado isso. Apenas quatro mulheres na igreja católica são consideradas doutoras”, explicou padre Rodolfo e enfatizou que Santa Terezinha é muito lembrada na igreja por toda a sua dedicação ao amor de Deus. “Ela nunca vivenciou nada extraordinário, não teve visões, mas ela viveu o amor de Jesus Cristo. Sua vida era baseada no amor de Deus pelo próximo, e antes de morrer ela disse que faria cair uma chuva de rosas sobre as pessoas”, expressou.
As missas, juntamente com a novena, acontecerão no Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face a partir de amanhã, dia 22 de setembro. Serão três horários de missa entre os dias 22 e 30 de setembro. Missa às 07h, 17h e às 19h30min, durante a semana. No sábado e domingo missa às 19h.
SANTA DAS ROSAS – Santa Terezinha é conhecida por suas bênçãos em forma de rosas, esse fato começou quando um padre iniciou uma novena para a santa e pediu que, se fosse atendido que ele ganhasse uma rosa. Com o passar dos dias, uma senhora estava na igreja e ao se aproximar do altar uma rosa caiu aos seus pés e ela sentiu no coração que deveria entregar para o padre. Ao entregar a flor ela disse que seu coração tinha esse desejo. O padre atribuiu o presente ao pedido que fez para Santa Terezinha. Além disso, uma frase muito popular dita pela santa reforça essa promessa: “Depois da minha morte, farei cair do Céu uma chuva de rosas”.
SANTA TEREZINHA – Ela nasceu na França, em 1873, em uma família modesta e temente a Deus. Foi batizada com o nome de Maria Francisca. Seus pais, Luís e Zélia, tiveram oito filhos.
Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja.
Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita.
Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela tuberculose que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios de Deus. Morreu em 1º de outubro de 1897, com 24 anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos.
O Papa Pio XI a chamou de ‘Padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo’. (Assessoria)