O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Bandeirantes realizou na noite desta segunda-feira (11) reunião mensal de trabalho. Dentre os itens da pauta, foram abordados temas: câmeras de monitoramento e Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Na oportunidade, também aconteceu a apresentação do novo comandante da 2ª CIA da Polícia Militar, aspirante Luiz Henrique Bittencourt de Oliveira, e ainda ocasião de homenagem ao major Jeferson Busnello, que assumirá o subcomando no 18º BPM/Cornélio Procópio. A reunião, que foi conduzida pelo presidente da entidade, Nelson Santos, contou com a presença da promotora pública, dra Virginia Prado Domingues; delegado da Polícia Civil dr Michel Eymard de Araújo; vice-presidente da ACIAB, José Rossato Filho; secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins; e representante da empresa Controlar, Rafael Rodrigues Martins; e membros da diretoria do Conseg.
Durante a reunião, o presidente explicou sobre os esclarecimentos exigidos do Ministério Público do Trabalho referente a destinação de recursos para o Conseg no desenvolvimento do projeto de câmeras de monitoramento no Município. De acordo com Santos, os equipamentos já foram adquiridos e maior parte instalados, entretanto, o funcionamento ainda não foi possível porque o projeto aguarda o posicionamento da classe empresarial, representada pela ACIAB, para realizar pagamentos quanto a manutenção de serviços de conexão com a internet. “Antes de iniciarmos o projeto, houve comprometimento entre as partes do Conseg, ACIAB e Prefeitura para o funcionamento das câmeras. Contudo, a associação comercial argumentou que devido aos cortes no orçamento da entidade empresarial está com dificuldades de assumir tal aporte financeiro mensal junto ao projeto. Infelizmente, se não houver apoio dos comerciantes, e não colocarmos em funcionamento o projeto, corre-se o risco de enviar os equipamentos para outra cidade”, lamentou e mencionou uma reunião entre as partes acordadas deverá acontecer ainda esta semana. “Deveremos conversar novamente com o prefeito Lino Martins, com o Ministério Público, ACIAB, para buscar soluções e efetivar o funcionamento das câmeras”, ressaltou. A Prefeitura de Bandeirantes deverá subsidiar a maior parte das custas mensais de manutenção do sistema de monitoramento, sendo que a categoria dos comerciantes ficou como corresponsável pelo suporte da internet no valor de R$ 1,5 mil diluído entre os associados.
PROERD – O presidente do Conseg também destacou que a entidade tem articulado junto à coordenação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) quanto a disponibilidade de instrutor do programa para o Município. “Acreditamos que este ano poderemos ter o programa em funcionamento nas escolas com a vinda de um instrutor. Seria excelente a implantação para a atuação da prevenção junto as crianças”, comentou. Na reunião, a secretária da Educação, Valquíria Bonacini Martins, afirmou que a Prefeitura, através do prefeito Lino Martins, está à disposição quanto ao suporte para o desenvolvimento do programa nas escolas da rede municipal.
HOMENAGEM – A ocasião da reunião também foi oportuna para prestar homenagem ao major Jeferson Agenor Busnello que deixará o comando da 2ª CIA em Bandeirantes para assumir o subcomando do 18º BPM de Cornélio. “São cerca de 17 anos atuando em Bandeirantes e na área da 2ª CIA, desenvolvendo trabalhos na segurança pública da região que abrange seis municípios. Ainda assim, estaremos trabalhando nestas cidades, porém, vamos ter maior abrangência pois são 20 municípios da área de atuação do 18º BPM que deveremos atender”, comentou. Na oportunidade, a promotora pública, Virginia Prado Domingues, representando o Conseg, entregou uma placa em homenagem ao major pelos relevantes serviços prestados à comunidade bandeirantense.