Cursos de Medicina fazem parte do projeto do MEC para expansão do Programa Mais Médicos

Autorizados pelo MEC

As cidades de Cornélio Procópio e Jacarezinho foram selecionadas para receber os cursos de Medicina. O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD) comemorou a notícia na segunda-feira (03) com anúncio de que a próxima etapa é a seleção das faculdades aptas para implantar o tão esperado curso. De acordo com o parlamentar, pelos menos quatro cursos serão autorizados pelo Ministério da Educação na expansão do Programa Mais Médicos no Paraná. “É a segunda fase da seleção de análise das condições financeiras e de estrutura para a graduação e residência médica das instituições de ensino. O resultado final será divulgado em 30 de maio”, disse e completou que já é uma conquista para o Norte Pioneiro ter nove instituições de ensino selecionadas para implantar os cursos de Medicina. Além de Cornélio e Jacarezinho, os municípios de Apucarana, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Paranavaí e Ponta Grossa também estão na seleção do MEC.

A criação do curso de medicina por uma instituição privada, segundo Romanelli, contribui para suprir uma grande demanda do Norte Pioneiro, que é a falta de médicos para atender os pequenos e médios centros urbanos. “Nas duas cidades são 120 vagas, 60 vagas para cada uma, o que vai suprir no médio prazo, uma demanda muito cobrada pelas lideranças. Em seis anos, teremos os primeiros médicos formados na região com 45 cidades e uma população de mais de 550 mil habitantes”.

Romanelli afirmou que a criação dos cursos de medicina, num total de 195 no país inteiro, vai contribuir para evitar o êxodo de jovens que procuram a formação em outros países como o Paraguai, Argentina e a Bolívia. “A regionalização dos cursos vai permitir que os jovens estudem mais perto de casa e quando se formarem, e isto está previsto nos incentivos do programa Mais Médicos, venham trabalhar na região em que mora”.

Nas sete cidades foram selecionadas 18 faculdades (instituições de ensino) na primeira seleção do MEC. A ampliação dos cursos de medicina no Brasil está prevista na lei de criação do programa Mais Médicos para levar a formação profissional em regiões desassistidas pelo ensino superior na área da saúde e na cobertura do atendimento à população.

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, pelas redes sociais, também comemorou que o município esteja entre os selecionados. “Estamos trabalhando para que nossa cidade e toda a região seja cada vez mais desenvolvida”, enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui