Studio Adrenalina
Um dos problemas mais preocupantes da vida moderna e tecnológica, mesmo antes da pandemia da Covid-19, porém intensificada com ela, é a questão da saúde mental. Na busca por mais qualidade de vida, perda de gordura corporal, melhoria da condição física, emocional e psicológica, a corrida continua e tem sido uma das atividades mais procuradas. “Quando analisamos minunciosamente os efeitos que a corrida provoca no organismo, podemos encontrar vários outros bons motivos para sair do sofá, calçar um tênis e iniciar essa trajetória”, recomendou o empresário e personal trainer Wiliam Silva, do Studio Adrenalina.
Por se tratar de uma atividade física que, se realizada com regularidade, diminui o risco de vários distúrbios comuns como: doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer e condições neurológicas, junto com o risco geral de mortalidade. “Os efeitos benéficos do treinamento físico na saúde humana são parcialmente impulsionados por adaptações no músculo esquelético”, explicou o personal.
Wiliam ainda ressalta que a corrida é considerada um esporte que melhora a saúde cerebral, ou seja, o exercício melhora o fluxo sanguíneo e protege a memória. “O exercício mantém suas habilidades de raciocínio afiadas, assim como aperfeiçoa a saúde do coração. A liberação de endorfina gera reações de euforia e bem-estar, que também ajudam a manter o humor. Correr pode criar novos neurônios, ajudando o organismo a envelhecer com saúde”, comentou Wiliam e mencionou que estudos científicos já comprovaram que a prática de exercícios regulares de resistência, como correr, nadar ou andar de bicicleta, o organismo também promove o crescimento de novas células cerebrais e preserva as células cerebrais existentes.
Outro detalhe apontado pelo personal trainer é que a corrida pode deixar a pele mais bonita, já que toda a circulação fica mais solícita e o sistema arterial aumenta seu fluxo e leva, consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos. “Com a melhora no fluxo sanguíneo, o sistema linfático passa a trabalhar em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e viçosa”, revelou.
A prática da corrida ainda ajuda a aumentar o fluxo da circulação do sangue, levando oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. “Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente. Na corrida, a capacidade de perda energética e, consequentemente, de perda de peso é maior. Além de contribuir para a queima de gordura, o exercício ajuda a desenvolver os músculos e fortalecer o sistema imunológico”, esclareceu o personal e salientou que tal atividade promove o controle do peso. A obesidade é considerada um dos problemas em relação à fertilidade, surgimento de diabetes e hipertensão, dentre outros problemas de influência direta à saúde tanto do homem quanto da mulher, e também durante a gestação. “Estudos de especialistas em reprodução humana já alertaram sobre a importância da prática de atividades físicas no controle do peso”, preveniu.