A Covid-19 é uma doença causada pelo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. Considerada letal para idosos, principalmente devido a um conjunto de diversos fatores que envolve a pré-existência e existência de outras doenças, contudo maior taxa de contágio é entre os jovens.
O médico clínico geral da ProntoClin, dr. Saulo Menezes dos Santos, que é integrante da equipe do Hospital Regional do Norte Pioneiro de combate a Covid-19 da semi-intensiva/UTI, explica sobre tal situação.
Folha do Norte – O faz a Covid-19 ser perigosa?
Dr. Saulo – Ele é um vírus mais contagioso que o H1N1, que já convivemos a um tempo na realidade nas unidades hospitalares porém menos contagioso que outras doenças como o sarampo. O que faz a Covid-19 ser tão perigosa ao ponto de causar uma pandemia mundial é falta de um tratamento eficaz e sua alta taxa de contágio. E essa propagação do vírus afeta em maior grau os mais jovens e mata proporcionalmente os mais idosos.
Folha do Norte – Poderia exemplificar…
Dr. Saulo – A letalidade é maior nos idosos e pacientes com doenças crônicas, principalmente em idosos a partir dos 70 anos que é de 3 a 4 vezes maior que a média; em idosos acima de 80 anos com comorbidades significativas, como os que têm cardiopatias, hipertensão, diabetes, pneumopatas, obesidade, doenças neurológicas, imunossupressão, e os com pneumonia e hipoxemia, a letalidade chega a 15-20%.
Folha do Norte – O índice de letalidade em pessoas com idade abaixo de 40 anos…
Dr. Saulo – Pode acontecer, sim. Nos dados apresentados, pessoas na faixa etária abaixo de 40 anos sem comorbidades, a letalidade é de 0,1 a 0,3%.
Folha do Norte – E qual seria o desafio na tentativa de reduzir a taxa de contágio?
Dr. Saulo – Sabemos que é não é uma tarefa muito fácil, mas o desafio que vivemos hoje é conscientizar os jovens adultos da responsabilidade que eles têm com as gerações mais antigas. Achar que um amigo, colega está se cuidando, mas nem sempre o amigo do amigo, ou colega do colega está. Aí mora o perigo. E num inocente e alegre almoço de domingo com avós e pais pode gerar um fim trágico. As reuniões de família, caso esses jovens não estejam tomando as medidas corretas de proteção e de forma adequada, pode provocar uma disseminação grande, e há exemplos disso em nossa região. Mas o que sempre falo para os pacientes mais jovens com resultados positivos é do risco com os idosos da casa, que se contaminados a probabilidade de uma evolução ruim é maior.
Folha do Norte – Quais os principais sintomas da Covid-19?
Dr. Saulo – É sempre bom lembrar que o período de incubação do vírus é de até 14 dias, com média de 3 a 5 dias. Os sintomas e sinais mais frequentes incluem febre (83%), tosse (60%), dispneia (40%), astenia (fraqueza)(44%), anorexia (40%), mialgia (dor muscular) (20%), secreção respiratória (27%), perda de paladar e/ou olfato (mais de 80%). Diarreia isolada é menos frequente. Vale ressaltar que a dispneia (falta de ar) é o principal sinal de alerta.
Folha do Norte – A ProntoClin está com equipe para avaliação e testes para Covid-19?
Dr. Saulo – Em qualquer quadro suspeito, a pessoa deve procurar atendimento médico. E a ProntoClin também está preparada com uma equipe treinada e médicos para consultas, além de dispor testes rápidos.
SOBRE A PRONTOCLIN – A ProntoClin realiza consultas a domicílio para pacientes positivos, assim como em consultório para suspeitas ou ainda para sanar dúvidas sobre o Coronavírus.
Para saber mais sobre os planos especiais, individual ou familiar, para acompanhamento clínico, entre em contato pelo Whatsapp (21) 9.8025-4869 ou pelo celular (43) 9.8401-0136, ou diretamente no endereço na Avenida Góias, 905, no centro de Andirá.