A educação ambiental deve ser iniciada o mais cedo possível, para que assim as crianças aprendam e cresçam a respeitar e amar a natureza. Através do ‘Projeto da Horta: Plantando e Colhendo com Amor’, desenvolvido na Escola Municipal Maria de Lourdes Guedes Mendes e tem como uma das disciplinas Meio Ambiente para turmas de 1° ao 5°anos, o cultivo de verduras, legumes e hortaliças desperta, inclusive, o paladar das crianças para comer cada vez mais e de maneira saudável. A orientação e desenvolvimento do projeto é da professora Selma Maria Coimbra e Silva.
De acordo com a diretora da escola, Maria Aparecida de Moraes, o estabelecimento é ensino integral e os alunos precisam de atividades durante todo o período em que permanecem na escola. “Precisamos mostrar para os alunos e valor nutricional dos alimentos e a importância de cultivar o que será consumido. Com essas aulas, as crianças aprendem enquanto se divertem. Isso é muito importante”, explicou a diretora.
Todos os alunos do 1º ao 5º ano participam das aulas que incluem plantio, manutenção e colheita dos produtos. “Alguns manejos na terra e o plantio de inclui mais técnicas são realizados por pais e avós de alunos. Dessa forma, os alunos podem aprender e assim levar essas técnicas para casa, como também os pais podem fazer uma horta no seu quintal, num espaço que houver. E sem dúvida que produzir alimentos em casa ajuda na economia, na boa alimentação e meio ambiente”, disse a diretora.
Em relação as sementes e mudas, muitas são doações e algumas outras são compradas com recursos da própria escola. “Os pais gostaram tanto do projeto que muitos doam mudas para que possamos plantar, assim como algumas sementes. Tem sido importante a integração dos pais com as atividades dos filhos”, ressaltou.
A Escola Maria de Lourdes Guedes Mendes também atende as turmas do infantil IV e V, e apesar de não terem a disciplina Meio Ambiente na grade curricular, os pequenos acompanham também o trabalho com a horta.
A professora responsável pelo projeto, Selma Maria Coimbra e Silva, está à frente do trabalho há um ano. Ela recordou que a princípio ficou com receio de assumir a disciplina. “Quando iniciei não sabia se daria certo, mas com o passar do tempo me apaixonei ainda mais pelo trabalho e pelo interesse das crianças. Isso é muito estimulante, além de ser uma terapia ocupacional para todos os envolvidos”, disse a professora Selma.