O advogado Roberto Carlos de Castro, de Bandeirantes, realizou recentemente palestra com o tema ‘Pais Heróis’. O assunto compõe o projeto ‘Cidadania na Escola’, de sua autoria, e é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Bandeirantes, Secretaria de Educação e Cultura, Câmara Municipal e escolas municipais. A palestra aconteceu no Centro Cultural Takiko Hassegawa (Praça Brasil-Japão) com a presença dos responsáveis e pais dos alunos como também educadores, diretoras e equipes pedagógicas.
De acordo com Castro, a recepção dos pais e profissionais da educação com o tema proposto foi positiva e motivadora. “A receptividade com o assunto foi na verdade excelente, melhor do que eu esperava, com pais emocionados e motivados. Como eu também fiquei. Essa acolhida demonstra que o Brasil tem jeito sim”, relatou o palestrante.
O projeto ‘Cidadania na Escola’ é aplicado voluntariamente e de iniciativa do advogado que tem como objetivo orientar alunos sobre as condutas básicas e necessárias para o cidadão conviver em sociedade, sendo o exercício da cidadania como meio para alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional. “Este trabalho é inédito em Bandeirantes e contamos com essa importante parceria da Prefeitura de Bandeirantes, Secretaria de Educação e Cultura, Câmara Municipal, e apoio de todos os professores, pedagogos, mestres, diretores e também dos pais, para que possamos levar informações e conhecimentos relevantes junto às crianças que são o futuro desta nação”, elencou.
De acordo com Castro, o projeto é composto por várias palestras distintas e temas variados que tratam sobre: Ordem e Progresso; Etiqueta: ‘Com licença, por favor, muito obrigado e desculpe-me’; Os Segredos dos Campeões; Amor à Pátria; Não ao Bullying; Direitos e Deveres dos alunos – Estatuto da Criança e do Adolescente; O Exercício da Cidadania; O Planeta Pede Socorro: Sustentabilidade; Dizer não as Drogas (lícitas e ilícitas); dentre outros assuntos relevantes e pertinentes para os alunos do Ensino Fundamental.
Ao final do ano, serão homenageados os melhores alunos que fizerem uma redação com o tema ‘Cidadania na Escola’.