Regiane Romão
O deputado federal Boca Aberta assinou na quinta-feira,29, uma PEC que pede o fim do Fundo Partidário e Eleitoral. Em suas redes sociais, o parlamentar divulgou uma imagem que diz ‘Fundão Eleitoral Não’.
Está previsto para 2022, a destinação de cerca de R$ 4 bilhões para o fundão eleitoral, que financiará as campanhas dos candidatos às eleições, valor este em 100% de aumento comparado ao que foi deliberado para o pleito de 2020. O alto volume provocou reações negativas na sociedade e em políticos, como do deputado Boca Aberta.
O QUE É FUNDO PARTIDÁRIO E ELEITORAL – O Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, mais conhecido como Fundo Partidário, é uma forma de financiamento público, não exclusivo, dos partidos políticos do Brasil, que não se restringe às campanhas eleitorais. É constituído por dotações orçamentárias da União, multas e penalidades pecuniárias aplicadas nos termos do Código Eleitoral e leis conexas, doações de pessoa física ou pessoa jurídica, efetuadas mediante depósitos bancários diretamente na conta do Fundo Partidário e por outros recursos financeiros que lhe forem atribuídos por lei.