No último dia 20, a Escola Municipal Yukiti Matida realizou o seu segundo Passeio Literário, Feira do Livro e a Contação de Histórias com o SESC/PR do Projeto Futuro Integral. A mostra literária reuniu alunos, familiares e convidados de outras escolas para celebrar a leitura e a cultura. O dia começou com exposições de trabalhos realizados pelos alunos. Na parte da tarde, o evento contou com a venda de livros, com parte da renda revertida para a compra de novos livros para a biblioteca da escola. A professora Francine explicou como foi o processo das atividades realizadas pelos alunos: “Trabalhamos de forma interativa, sempre que possível. Realizamos atividades em grupo para que eles participassem dos trabalhos expostos e da decoração do evento”.

Foram selecionados cinco autores para serem trabalhados nas turmas: Cecília Meireles, Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, Ziraldo e Ricardo Azevedo. A diversidade de autores da literatura brasileira permitiu que os alunos aprendessem sobre a cultura popular do país. “As atividades foram adaptadas à faixa etária dos alunos, e a recepção foi muito positiva”, comentou Francine.

Josiane Corda, contadora de histórias, destacou que além dos benefícios cognitivos, como a melhoria do vocabulário, memória e concentração, a leitura também promove um sentimento de pertencimento. Ela citou Carlos Ruiz Zafón: “Os livros são como espelhos; encontramos neles o que há dentro de nós”. Josiane explicou que, na contação de histórias, a criança além de ouvir a história, também consegue se identificar, o que amplia seu vocabulário e desenvolve sua capacidade emocional.

Uma das histórias que foi bastante apreciada pelos alunos foi a “Ovelha Rosa”. Ana Luiza, uma das alunas da escola, comentou o que aprendeu com a história: “A história conta sobre a Ovelha Rosa e os animais da fazenda. Fala sobre o amor e a importância de espalhá-lo”. (Texto Carla Diniz)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui