Criado em 1949, o Distrito chega aos 70 anos com muitas conquistas

Na quinta-feira (21) passada, através de decreto estadual, o Distrito de Congonhas completou 70 anos de criação. Uma extensa programação foi realizada para comemorar a data.  A subprefeitura foi criada em 1948, pela Lei Municipal nº 64, de 02 de dezembro, mas ela só foi instalada nove anos depois, através do Decreto Municipal nº 205.

O prefeito Amin Hannouche, a vice-prefeita Angélica Olchaneski de Mello e o subprefeito do Distrito Giancarlo Janoni participaram da Missa em Ação de Graças realizada na Igreja Santa Ana e celebrada pelo padre Arlindo José Severiano, da Diocese de Cornélio Procópio e coordenador da Comunidade São José. Os vereadores, Elio Janoni e Rafael Sampaio, também participaram da celebração. A Banda Santa Cecília também participou das festividades. A Praça Santa Ana recebeu barracas e brinquedos. O Grupo Maculelê promoveu uma apresentação especial no distrito, emocionando os presentes.

HISTÓRIA – De acordo com a história do Distrito, nos anos 50 do século XX Congonhas era um povoado em pleno desenvolvimento. Possuía comércio forte e população crescente. Segundo moradores antigos, a população de Congonhas possuía várias opções de comércio, como lojas, bares, sorveteria, os chamados “bazares”, cinema, farmácia, e ainda um pequeno “campo de aviação” onde podiam aterrissar e alçar voos, pequenas aeronaves. A cultura do café se firmou o Norte do Paraná como “Terra Prometida” para muitos brasileiros. Dessa forma, vieram para a região famílias de diversos estados em busca de melhor condição financeira. Com a geada de 1975, conhecida como “Geada Negra”, a cultura do café que era alicerce financeiro da região, sofreu uma grande queda e muitos agricultores foram à falência. Famílias inteiras partiram para outros estados para fugir da crise que assolou o Norte do Paraná, dessa forma, a população congonhense teve uma grande diminuição. Hoje o Distrito tem uma agricultura e pecuária forte e dispõe de inúmeros equipamentos de subsistência. (Da redação com assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui