Através do edital de Chamada Pública 008/2023 da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Jacarezinho, com recursos da Lei Paulo Gustavo, foi dado início às pesquisas para realização do documentário que relata a história e o auge do concurso ‘Miss Paraná Gay’, evento sediado no município nas décadas de 1990 e 2000. O filme visa resgatar memórias e eternizar a história do concurso de beleza transformista, cujo ápice provocou mudanças na cidade com a celebração da existência de pessoas LGBT+ da região do Norte do Paraná, além de inspirar gerações. A Associação Nubia Rafaela e a CNX Produções são os responsáveis pela construção do projeto audiovisual.
Há trinta anos, o concurso ‘Miss Paraná Gay’ foi de grande sucesso e tornou-se referência estadual e nacional, já que garantia ao vencedor a vaga para disputar o ‘Miss Brasil Gay’, cerimônia que ocorre, até hoje, em Juiz de Fora/MG. O evento, naquele período, movimentava a vida social e econômica de Jacarezinho, pois os participantes vinham de várias regiões do Estado e também visitantes se deslocavam de outras diversas cidades brasileiras somente para prestigiar o concurso.
Além da noite tradicional da competição, o evento promovia ainda apresentações culturais, levando pelas ruas do comércio (na rua Paraná e a movimentação significativa no Bar do Jaime e Bar da Esquina), ou em cima de um trio elétrico, a exibição das drags queens, transformistas, travestis e mulheres trans, tendo como finalidade o intercâmbio e diversidade cultural.
Segundo a CNX Produções, devido à importância que o ‘Miss Paraná Gay’ teve na cultura jacarezinhense e somado ao fato de não haver nenhum acervo ou produção que conte sobre tal evento, em parceria com a Associação Nubia Rafaela, o projeto foi aprovado em edital municipal para a realização do documentário. De acordo com a CNX Produções, o filme terá 20 minutos de duração.
LEVANTAMENTO HISTÓRICO – Para dar início aos trabalhos, as equipes que integram a produção do documentário se reuniram, no último dia 05, na sede da Associação Nubia Rafaela Nogueira, com os idealizadores do concurso ‘Miss Paraná Gay’, sendo que na ocasião, os produtores expuseram o objetivo e o compromisso da realização do projeto.
Participaram da reunião os autores do concurso, Nubia Rafaela Nogueira (de forma remota, da Itália), Abel Pereira da Silva, Francisco Gomes Tempesta (Fran), e Sonia Maria Rodrigues, além de Manoel Dalbianco ‘Pité’, que foi parceiro na organização do evento em todas as edições.
Os cinco foram convidados para serem entrevistados para o filme, onde deverão relatar desde o surgimento da ideia, realização do evento, dentre outras abordagens, segundo a experiência de cada um.
A equipe de produção já começou a realizar as pesquisas e levantamentos de fotos, vídeos e outros registros históricos. Contudo, estão à procura, principalmente, de pessoas que possam dar depoimentos daquelanl época e que tenham, de alguma maneira, participado na organização, ou que tenham vivenciado os bastidores da produção, ou simplesmente tenham assistido o evento.
O projeto do documentário ainda tem como meta estruturar um acervo de fotografias, documentos e registros do evento da época, dentre outros, para fins de consultas e pesquisas voltadas para o público.
Estiveram na reunião, a equipe principal, composta por Renan Bonito (Pesquisa, Direção e Gestão do Projeto), João Poletto (Direção de Fotografia e Arte) e Juno Gasparoto (Roteiro e Produção).
DEPOIMENTOS – Quem se recordar ou tem alguma história para relatar sobre o ‘Miss Paraná Gay’, ou se tiver algum material registrado daquele período, entre em contato com a CNX Produções, por e-mail ou pelas redes sociais.
[email protected]
www.instagram.com/cnxproducoes
www.facebook.com/cnxproducoesculturais