O Espaço Cultural Nilza Furlan foi palco, no último dos documentaristas e observou a importância dos cambaraenses estarem se apropriando das políticas públicas na área da Cultura. E também agradeu à gestão pública municipal pelo incentivo que oferece ao setor.
Na oportunidade, prefeito Haggi Neto elogiou o trabalho da Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura, pela estruturação do setor cultural com Conselho Municipal e Fundo de Cultura, que tem destacado a cidade em termos regionais. Lembrou que graças a este trabalho artistas do município de várias áreas receberam mais de R$ 400 mil em incentivos do governo federal.
Os documentários do Cine Centenário”, foram realizados com incentivos da Lei Paulo Gustavo através de editais organizados pelo Departamento de Cultura ao longo de 2023/2024. No evento também ocorreu distribuição de brindes do edital do Plano Nacional Aldir Blanc da contemplada Jussara Ferro.
Os documentários foram produzidos através do Edital 001/23 da Lei Paulo Gustavo, que focaram: – Cultura e Religiosidade – Por Cesar Mota; – As Culturas Populares Cambaraenses – Por Caio Baroni; – As Culturas Populares Cambaraenses – Por Henry Oliveira; – Folclore – Por Natália Waleska.
Ainda no edital 001/23 foi proporcionada a realização de Curtas Metragens de Ana Cristina M de Carvalho, Antônio César Mota, Bianca Leonel, Catarina M. Vogman, Érica Apª B. F. Moraes, Isabeli Mandrin, Jomar F. Medeiros, Natália W. V. de Oliveira, Natali Manfrim e Rodrigo Costa.
Ao final do evento houve apresentação com o grupo musical Sambeat, também contemplado como os demais artistas com incentivo da Lei Paulo Gustavo.