Às vezes uma dorzinha no joelho não é nada, e a queixa na maioria acabam associando a quem está envelhecendo. Realmente, a idade biológica é um fato. Ossos, articulações e músculos sofrem mudanças naturais com o passar dos anos e esse processo pode levar a dor. Mas não é só velho que sofre com esse tipo de incômodo, muitos jovens, adultos, também procuram ajuda médica para solucionar o problema.
O médico ortopedista e traumatologista, dr. Luiz Carlos Andrade, que é especialista em tratamento de joelho, da Progastro Imagem de Bandeirantes, explicou que o joelho faz parte do sistema musculoesquelético e é considerado a maior articulação do corpo. “Ele é formado por cartilagens e ligamentos, além de quatro ossos: fêmur (na coxa), tíbia (na parte da frente da perna), fíbula (na parte de dentro do joelho) e patela (parte da frente do joelho). Imagine uma alavanca, que precisa de lubrificação e amortecimento para funcionar direito. O joelho é exatamente assim e tem até uma espécie de almofada de cartilagem (o menisco) com a função de reduzir o atrito da estrutura”, detalhou.
De acordo com dr. Andrade, a partir do momento em que surgir dores no joelho é importante que a pessoa procure um especialista, pois o funcionamento do joelho pode ter sido alterado na presença de alguma lesão, desgaste ou doença. “Portanto é fundamental procurar um especialista para identificação dos tipos de dor, que pode ser traumática decorrente de queda ou batida durante uma atividade física; degenerativa como artrose, ou ainda de processos inflamatórios, incluídas as doenças autoimunes, como artrite reumatoide, espondiloartrite e lúpus; além dessas situações, desgaste por uso excessivo da articulação, desalinhamento dos joelhos e sobrepeso entram na lista de causas de desconforto”, elencou.
Para saber mais sobre causas do problema e tratamento para joelho, o dr. Luiz Carlos Andrade passará a atender na Prograstro Imagem de Bandeirantes a partir do dia 14 de dezembro. Consultas e agendamentos devem ser feitos pelo telefone (43) 3542-5818 ou no endereço Rua Benjamin Caetano Zambon, 635, centro.
QUEM É – Dr. Luiz Carlos Andrade possui graduação em Faculdade de Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (2005-2010). Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da Associação Beneficente Bom Samaritano-Hospital Santa Rita em Maringá-PR (2010-2013). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2013). Especialização em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen-Hospital Israelita Albert Einstein (2014-2015). Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho a partir de 2016. Atualmente é preceptor do serviço de residência médica em ortopedia e traumatologia da Associação Bom Samaritano, preceptor do serviço de residência médica do HONPAR (Hospital do norte paranaense) e preceptor do sexto ano da Faculdade de Medicina UNINGÁ.