A Universidade Estadual de Londrina, por meio da Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh), divulgou nesta quarta-feira (14) o edital do concurso público para docentes oferecendo um total de 102 vagas, sendo 86 de ampla concorrência, dez para pretos e pardos e seis para pessoas com deficiência (PcD). Todas as áreas da universidade serão contempladas, nos Centros de Ciências Humanas, Agrárias, Biológicas, Tecnologia e Urbanismo, Educação Física e Esporte, Exatas, Estudos Sociais Aplicados, Saúde, e Educação, Comunicação e Artes.
O último concurso público para professor foi realizado há dez anos, o que representa uma grande conquista para a universidade e oportunidade para jovens doutores. O edital completo com todas as informações está disponível no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops).
As inscrições serão realizadas em duas etapas. A primeira destinada aos candidatos que concorrerão pela reserva de vagas, considerando as leis que definem as cotas – leis estaduais nº 14.274/2003 e 18.419/2015, respectivamente. As inscrições da primeira etapa serão de 19 de maio a 17 de junho de 2025, no portal da Cops. O candidato deverá preencher o formulário disponível, fazer o envio da documentação solicitada e recolher a taxa pública de inscrição. Depois disso, passará por uma banca para confirmação da condição para reserva de vaga.
A segunda etapa, para candidatos da ampla concorrência, terá período de inscrições de 14 de julho a 12 de agosto de 2025, também no portal da Cops. Da mesma forma, os interessados deverão preencher o formulário com dados pessoais e acadêmicos, recolher a taxa de inscrição e fazer o envio dos documentos exigidos.
OUTROS DETALHES – O preço público de inscrição, no valor de R$ 808,00, obedece à Resolução CA n° 05/2008, que determina o valor de 10% do salário básico da classe inicial de professor adjunto. O salário oferecido será de R$ 17,4 mil mensais para jornada de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva (TIDE).
De acordo com o edital, os candidatos cotistas e de ampla concorrência poderão solicitar isenção do pagamento total da taxa de inscrição. O benefício será estendido a pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; prestador de Serviço Eleitoral e doador de sangue, medula óssea ou de leite materno.
Os candidatos deverão preencher o Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, no período de 26 a 30 de maio de 2025, no portal da Cops. O resultado final com a listagem dos candidatos com direito ao benefício será divulgado no dia 11 de junho de 2025, às 17 horas.