A Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dá continuidade ao seu 1º Ciclo de Formação Pedagógica 2025 com a realização do Módulo II, que abordará o tema “Recomposição de Aprendizagem: estratégias, avaliação diagnóstica sequenciada e construção do PRA (Plano de Recomposição de Aprendizagem)”. Os encontros acontecerão nos próximos dias 14 e 30 de maio, às 18h30, na Escola Municipal Ana Nery.
A formação será conduzida pelo pedagogo e professor Tiago Dedoné, mestre em Gestão Educacional (Unicid – SP), doutorando em Educação (PUC – PR), doutorando em História (UPF) e coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Andirá, na área de Formação Continuada e Gestão de Projetos Educacionais. A proposta do módulo é apoiar os professores na elaboração de estratégias pedagógicas e diagnósticos mais precisos para lidar com as lacunas de aprendizagem identificadas, principalmente no contexto pós-pandêmico.
Esse é o segundo encontro do ciclo, que teve início no dia 25 de abril com o Módulo I, intitulado “PEI – Inclusão e Diversidade: promovendo estratégias, produzindo na prática e rompendo desafios”. Na ocasião, os educadores refletiram sobre a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI), com foco na promoção de uma escola mais inclusiva e no enfrentamento dos desafios que envolvem a diversidade no contexto escolar.
TEMAS ATUAIS E COMPROMISSO INSTITUCIONAL – A programação do ciclo formativo segue até dezembro, com temas essenciais, como: competências pré-leitoras e consciência fonológica (junho), letramento ambiental e científico (julho), letramento racial no ambiente escolar (agosto), literatura infantojuvenil (setembro), metodologias ativas e cultura digital (outubro), avaliação e BNCC (novembro), culminando no 1º Simpósio Municipal de Práticas Educativas de Andirá, em dezembro, em que os professores da Rede apresentarão práticas pedagógicas diferenciadas aplicadas no ano letivo.
O professor Tiago Dedoné informou que estes projetos desenvolvidos diretamente nas instituições, além da apresentação dos mesmos no Simpósio, serão publicados, em formato de Resumo Expandido, em uma coletânea literária virtual (E-book), legitimando a reflexão sobre o papel do professor, também, como cientista e observador de fenômenos dentro dos espaços escolares.
A formação continuada promovida pela Secretaria conta com o apoio de professores, pesquisadores e especialistas de faculdades, universidades e grupos de pesquisa, ampliando o diálogo entre a rede municipal e a produção acadêmica sobre educação.
Além disso, a Secretaria apresentou recentemente toda a programação do Ciclo de Formação aos coordenadores do Núcleo Regional de Educação (NRE), de Jacarezinho, que elogiaram a iniciativa do município, se colocaram à disposição para acompanhar os encontros e ministrar alguns dos módulos, fortalecendo a articulação entre os sistemas de ensino.
O compromisso da gestão municipal com a valorização docente e a qualificação do ensino já havia se manifestado no início do ano letivo, quando a Secretaria realizou, no dia 03 de março, uma formação de abertura da semana pedagógica, com todos os professores, gestores e demais servidores da rede de ensino, com foco na saúde mental dos professores, ministrada por pesquisadoras da área. A iniciativa reforça a sensibilidade da gestão com os desafios emocionais enfrentados pelos profissionais da educação.
A prefeita de Andirá, Ednyra Godoy Ferreira, e a secretária municipal de Educação, professora Rosilene Marques, têm reafirmado o compromisso da gestão com o fortalecimento da educação pública por meio de investimentos na formação continuada dos educadores. Ambas destacam que o ciclo formativo é bastante estratégico e representa uma oportunidade valiosa para refletir, dialogar e construir práticas pedagógicas ainda mais significativas, centradas no desenvolvimento integral dos estudantes.
Segundo o professor Tiago Dedoné, que também é pesquisador e docente no Ensino Superior, a formação continuada é um espaço essencial para qualificar o trabalho docente e garantir o direito de todos os estudantes à aprendizagem: “Precisamos desenvolver uma escuta atenta dos sujeitos que estão na escola e construir coletivamente práticas pedagógicas mais sensíveis, eficazes e transformadoras. Nosso trabalho, na Coordenadoria, visa uma intensa interface com o campo científico da educação, com as pesquisas do campo, com a ampliação dos ecossistemas comunicacionais e com a missão de pavimentar os caminhos para a educação transformadora, de qualidade”, conclui.