Professores da educação municipal de Bandeirantes participaram recentemente do Encontro Interestadual dos Programas A União Faz a Vida e Cooperjovem, promovido pelo Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná), entidade do Sistema S que atende o setor cooperativista, e o Sistema Sicredi, responsável pelo A União Faz a Vida. O evento reuniu 1.800 educadores e secretários municipais de Educação no Teatro Positivo, em Curitiba, bem como representantes das cooperativas que atuam com esses dois programas nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Segundo a secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, o encontro foi importante para alinhar as atividades e as ações de ambos os programas que colocam o papel do professor como protagonista na era de grandes transformações, mudanças que refletem, inclusive, no modelo de educação e no conteúdo aplicado.
Os programas Cooperjovem e o A União Faz a Vida são iniciativas de responsabilidade social consideradas referência no Brasil porque, ao inserir o cooperativismo no ambiente escolar, contribuem para o desenvolvimento de competências nos alunos que são fundamentais para a empregabilidade do futuro, tais como colaboração, empatia, pensamento crítico e comunicação. Ambos os programas são desenvolvidos na rede municipal de educação de Bandeirantes.
PROGRAMAÇÃO – Com o tema ‘Festival Cine Educação – Luz, Câmera, Transformação’, o evento trouxe palestras com a pedagoga Letícia Lyle, mestre em Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva pelo Teachers College da Columbia University (EUA), pedagoga e especialista em ensino e aprendizagem de competências socioemocionais. Também participou como palestrante o arquiteto, empreendedor social e fundador do Instituto Elos, organização não-governamental que trabalha para o empoderamento de pessoas para a construção de espaços com mais qualidade de vida, Edgard Gouveia Júnior. (Da redação com informações do Portal Paranacooperativo).