A equipe do Posto de Saúde Central (PACS) formada pela enfermeira Tatiane Silva Guilherme e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) Karine Soares, Marina Domingos, Ivana Hanatiu e Edson Ribeiro, e pelas estagiárias da Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Luiz Meneghel (UENP) Maria Eduarda Oliveira e Jullyendre Alves, realizou uma ação de saúde preventiva no Posto de Saúde da Vila São Pedro. O referido evento foi destinado para as gestantes e mamães que ainda estão amamentando seus filhos menores de seis meses de idade, sendo que o acontecimento foi alusivo à campanha do Agosto Dourado e comemoração ao Dia da Gestante (15 de agosto).

Durante o evento aconteceu uma palestra que tratou sobre a importância de realizar todas as consultas de pré-natal. O tema foi desenvolvido pela enfermeira Manuela Queiroz, que também é a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, e abordou, inclusive, sobre a importância da consulta odontológica, que é preconizado pela linha guia: atenção materno infantil, ao menos uma consulta com o dentista durante a gestação. De acordo com a enfermeira Carla Zanatta, a procura de gestantes por consultas odontológicas ainda é baixa, sendo que a busca por tal atendimento é de extrema importância para a saúde das futuras mamães. Carla falou também sobre as vacinas importantes durante a gestação e no primeiro ano de vida da criança, aumentando assim a cobertura vacinal do público-alvo.
Em seguida foi realizado uma palestra sobre o aleitamento materno, onde foi abordado a importância da amamentação exclusiva. Durante as explicações, foi tratada a forma correta da pega do recém-nascido, as possíveis complicações mamárias (como: mastite e fissuras), a importância da higiene/banho do recém-nascido, cuidados com o coto umbilical e uso de fórmulas. Por fim, foi realizado um sorteio com vários brindes.
Conforme a organização, a realização da ação contou com a colaboração de várias pessoas e apoio de empresas como O Boticário, além dos vereadores Mano Vieira, Sonia Zambone, Tiago Fraxino, Alex Borba, Mauro Fabian, Paulinho Serralheiro e secretário de Saúde Wanderson Oliveira. (Redação com assessoria)