Comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira destacou a importância da parceria com os municípios para incrementar o programa nos municípios que integram a Amunop
Da assessoria
Como forma de incentivar a participação dos prefeitos e prefeitas da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) na segurança pública, o comandante-geral da Policia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, pediu apoio ao programa de escalas da extra jornada, que pode ajudar a reforçar o policiamento. Ele participou de reunião extraordinária da entidade recentemente no Centro Cultural Galdino de Almeida e, durante pronunciamento, confirmou que o Governo do Paraná pretende firmar parcerias com os municípios visando ampliar o atendimento às comunidades que atualmente sofrem com a falta de um efetivo permanente. Antes da reunião, o militar esteve na sede do 18º Batalhão e do Colégio Militar do Paraná.
Segundo o presidente da Amunop, Amin José Hannouche, prefeito de Cornélio Procópio, o debate foi produtivo e muito aplaudido pelos prefeitos associados. “Muitos prefeitos que administram cidades que fazem fronteira com o Estado São Paulo, sofrem com o tráfego de drogas e outros crimes decorrentes da facilidade que bandidos possuem para se movimentar nestes municípios”, afirmou Hannouche, observando que a visita foi importante para toda a região. “É com muita alegria que recebemos o coronel. Somos muito gratos pelo trabalho brilhante que o 18º Batalhão faz em nossa região. Apesar das dificuldades na questão do material humano, os resultados são claros e mostram o quanto esses nobres profissionais se dedicam pela sociedade”, destacou. Na ocasião, o coronel foi homenageado pela Amunop, com uma réplica da Estátua do Cristo Rei de Cornélio Procópio, já que a cidade é a sede da entidade.
PROGRAMAS PARA A REGIÃO – O coronel Hudson Teixeira comentou vários assuntos relacionados ao trabalho que a Policia Militar vem desenvolvendo no Estado. Ele disse sobre a expectativa do concurso público para contratação de 2,4 mil novos soldados para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros, assim como ele explicou detalhes do período de formação dos futuros profissionais e que, quando houver a distribuição deles nas unidades de todo o estado, haverá melhorias para a segurança dos municípios.
“Para mim é uma satisfação estar aqui. Estamos visitando as unidades do interior. Já tivemos reuniões com as praças e oficiais para verificar as dificuldades em relação a efetivo e meios materiais. Agora com os prefeitos, vamos receber as demandas e verificar o que podemos trabalhar em conjunto em prol dos municípios, visando melhorar o policiamento e a sensação de segurança do cidadão paranaense”, disse o coronel Hudson.
Na reunião, o comandante mencionou a readequação das estratégias da Corporação com relação a aplicação de equipes, otimização dos recursos materiais e humanos. “Temos feito ainda várias operações policiais em todo o estado, assim como aqui no Norte do Paraná. A exemplo disso, já fizemos várias edições da Operação Pronta Resposta e da Operação Tático Móvel. Essas ações fazem a diferença e refletem nos resultados operacionais”, explicou o comandante da Policia Militar. Ainda durante o encontro, o militar afirmou que há previsão de que novas viaturas para patrulhamento e guinchos devem ser entregues às unidades do interior, assim como o 18º Batalhão, principalmente para dar mais suporte ao patrulhamento rural.
Outro ponto comentado na reunião foi as tratativas de mudança das instalações do 3º Colégio da Polícia Militar, para que possa ter uma estrutura maior e atender a demanda de famílias na fila de espera para terem seus filhos matriculados no colégio da Corporação. O comandante-geral também falou da preocupação com as necessidades da população, bem como o suporte aos militares estaduais do interior para que possam desempenhar suas funções com melhor qualidade. “Trabalhamos pela sociedade e nosso compromisso é com a segurança dela, portanto, temos que estar junto da comunidade”, disse.
Coordenaram a mesa diretiva da reunião extraordinária, o presidente da Amunop, Amin José Hannouche; o presidente do Cisnop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edmar Santos; o comandante do 18º Batalhão, tenente-coronel Wellington Nunes Moreira; o delegado da 11ª Subdivisão Policial (11ª SDP), João Emanuel; o subcomandante do 18º Batalhão, major Jeferson Agenor Busnello; o diretor do Colégio da PM de Cornélio Procópio, major Isidoro Vieira; o comandante do 2º Comando Regional de Londrina, Hiberaldi Correa de Lima; e o Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.