Alunos receberam gratuitamente material escolar básico, escolas foram contempladas com computadores novos adquiridos com recursos próprios do Municípios e, em breve, os uniformes escolares também serão entregues para as crianças, também gratuito
Regiane Romão
A ano letivo começou e com isso a expectativa pelas aulas presenciais tem sido muito grande. Devido a pandemia, o ano letivo de 2021 foi online, em alguns casos, foi feito o ensino híbrido (online e presencial). Entretanto, o objetivo em 2022 é que todas as aulas sejam presenciais.
Em Itambaracá, de acordo com a secretária de Educação Valquíria Aparecida Bonacini Martins, os professores passaram por uma capacitação, promovido em parceria com o SICREDI, uma parceria que já vem de longa data por meio do Programa União Faz a Vida (PUFV), e que teve duração de oito horas, sendo que foi totalmente online, para evitar assim aglomerações. Essa capacitação de formação continuada e de trabalhos lúdicos, também aborda o empreendedorismo que, segundo Valquíria, é ensinado para os alunos desde o ensino infantil.
Para a volta às aulas, que aconteceu no Munícipio nesta segunda-feira (07), todos os protocolos de biosegurança foram cumpridos. “Conseguimos zerar o número de suspeitos de caso de Covid-19 no município. Isso é um ótimo sinal, pois esta situação é um dos passos para controlar os números de infectados, porém alertamos para ninguém se descuidar, já que essa nova variante é bastante rápida em se tratando de contágio”, alertou.
O protocolo, de acordo com a prefeita Mônica Zambon, continua o mesmo do ano passado. Dentro do estabelecimento de ensino, somente os alunos, contudo, em se tratando de crianças que nunca frequentaram a escola, os pais poderão permanecer com o filho. “Estamos em uma pandemia onde as crianças ficaram afastadas da escola por muito tempo e sabemos que a adaptação escolar não é fácil. Situações como essas, para o bem-estar do aluno e tranquilidade da família, os pais poderão ficar com as crianças até a adaptação”, explicou a prefeita.
Sobre o uso de máscaras, Valquíria esclareceu que os alunos são conscientes e não se recusam a usar o item de proteção. “Os alunos são responsáveis em relação a máscara e ficam o tempo todo com ela, essa é uma forma de proteção e por isso é tão importante ressaltar o uso dela”, enfatizou.
Com relação ao transporte escolar, Mônica Zambon disse que os protocolos de segurança seguem como os da escola. “Cada motorista tem o seu termômetro e o álcool para passar nas crianças, além disso os alunos sentam em bancos separados. No ano de 2021, não tivemos nenhum caso de infecção no transporte escolar”, mencionou a prefeita.
Em relação a vacinação infantil contra a Covid-19, a secretária Valquíria acredita que os alunos que não estão na faixa etária para receber a imunização estarão protegidos pelos protocolos de segurança.
MATERIAL ESCOLAR GRATUITO – O Município de Itambaracá entregou o material escolar básico para os alunos gratuitamente, além dos livros didáticos. Será aplicado para a aprendizagem do aluno o método da boquinha (método fônico, em que o aluno aprende a relacionar cada letra ao seu som). Tal sistema, denominado de pré-alfabetização se inicia por volta dos 3 anos de idade, passando primeiro pelas vogais e avançando pelas consoantes. Na sequência, a alfabetização é feita mediante a junção dos sons para a leitura das palavras. A consciência fonológica, que tratará a manipulação dos elementos de frase, palavra, sílaba, rima e aliteração é fator importante nessa etapa.
As escolas municipais também estão recebendo computadores para agilizar e informatizar os trabalhos dos setores administrativos.
UNIFORME GRATUITO – Todos os alunos do município receberão uniformes gratuitamente, porém, devido a mudanças de cores, um novo design está sendo elaborado. As crianças receberão as peças de roupas após o início das aulas.