É muito comum crianças pedirem um animal de estimação para seus pais. Geralmente, é um cachorrinho, um gatinho ou até mesmo um animalzinho mais exótico, como hamster, coelhinho, porquinho da índia, furão. A lista é grande. E, quando o bichinho chega em casa, é preciso cuidar com responsabilidade. Dar comida, água, banho e amor. Pais que adotam animais de estimação buscam fazer com que os filhos entendam questões como responsabilidade, ciclo de vida, biologia, senso de compromisso e também as necessidades dos seres vivos.
Com foco na importância da concepção pedagógica e emocional, a Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Educação, implantou nas escolas e centros municipais de educação infantil o projeto ‘Proteção animal na Escola’, coordenado pela professora Kelen Cristina Fernandes Barbezani, e com orientação da professora doutora Ana Paula Millet, UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)/Campos Luiz Meneghel.
No projeto, a metodologia aplicada é norteada por uma pedagogia afetiva. Duas vezes por semana, a professora ministra aula nas escolas e centros municipais, levando, inclusive, vários animais para o desenvolvimento sensorial das crianças. Ação importante, para quebrantar receios, promover integração e socialização.
Kelen enalteceu que os resultados têm sido afirmativos. “Muitas experiências que temos quando criança nos marcam para o resto da vida. Por isso, alimentar as crianças com atividades, livros, filmes e tudo o que possa motivar o amor e respeito aos animais é essencial para um futuro em que a natureza seja protegida e os bichos fiquem livres da escravidão”.
Ela explica que a educação ambiental moderna entende que a criança precisa ser motivada a respeitar a borboleta que pousa em seu quintal, as árvores das calçadas, os passarinhos. “Tudo faz parte da natureza: nós, a água, a floresta, os animais. O Projeto Proteção Animal na Escola era um sonho que se tornou realidade. Muito Feliz por estar realizando essas aulas na Rede Municipal de Ensino de Andirá. Aulas de conhecimento de espécies, controle de zoonoses, curiosidades, comportamentos e, principalmente, conscientização do bem-estar animal, respeito e amor aos animais. Agradeço à Secretária de Educação, Laudicéa de Mello Pereira e à prefeita de Andirá, Ione Abib, pela confiança e oportunidade de desenvolver esse projeto. A minha orientadora doutora Ana Paula Millet e aos meus alunos queridos de todos os centros de educação infantil e escolas municipais que recebem com tanto carinho os bichinhos que sempre estão comigo”, destacou. (Da redação com assessoria).