Os alunos da 1ª serie sob a orientação do professor Felipe Mantovani, durante a aula de História realizaram um trabalho prático sobre a história da ‘Escrita Cuneiforme’. Essa atividade explorou a escrita cuneiforme como uma das primeiras formas de registro de escrita da história humana.
De acordo com o professor Felipe o objetivo dessa prática foi promover uma discussão sobre a importância da escrita na história da humanidade. “Nessa aula prática os alunos criaram objetos e mensagens em argila, assim como faziam os sumérios por volta de 3500 a.C ”, explicou o professor.
A escrita Cuneiforme, como foi passada aos alunos durante a aula teórica eram feitas em blocos de argila, usava-se símbolos em forma de cunha, nos primeiros registros estudados observava – se eram em pictogramas, e depois foram substituídos por fonogramas. Além disso a escrita era feita da direita para a esquerda. (Assessoria)
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA ESCRITA CUNEIFORME
A escrita cuneiforme foi a primeira forma de escrita da humanidade, desenvolvida pelos sumérios na Mesopotâmia por volta de 3500 a.C. Era feita em blocos de argila com uma espécie de cunha. Características: Era muito utilizada até o século I; Seu principal uso foi na área da contabilidade e da administração; Facilitava o registro de bens, marcação de propriedade, cálculos e transações comerciais.
Decifração: A escrita cuneiforme foi decifrada no século 19; A descoberta da escrita cuneiforme significa o término do Período Neolítico e o início da Idade Antiga; A decifração da escrita cuneiforme mostrou que a primeira obra literária a que se tem acesso foi feita por uma mulher.
Importância: A escrita cuneiforme foi utilizada por diversos povos da Mesopotâmia, tais como os acádios, os babilônicos, os elamitas, os assírios, entre outros. A escrita cuneiforme é considerada uma forma de viagem no tempo.