Exposição cultural
A IV Exposição de Artes do Ensino Médio e Fundamental II, promovida pelo Colégio Ecel de Bandeirantes, demonstrou que a arte e a cultura têm um papel essencial na formação dos alunos. O evento, que aconteceu nas dependências do colégio no último dia 08, reuniu a comunidade escolar e mostrou a importância de reuniões culturais na aprendizagem e desenvolvimento de habilidades essenciais para os jovens.
Coordenada pelo professor de arte Tiago Dedoné, a exposição teve os trabalhos dos estudantes representando diversas formas de expressão artística e cultural, como pinturas, desenhos, fotografias, músicas, esculturas. “Esta atividade não apenas revelou o talento dos alunos, mas também proporcionou a eles um espaço para explorar e aprimorar conhecimentos teóricos de forma prática, expandindo o que é aprendido em sala de aula”, destacou o professor e reforçou que a exposição mostrou-se uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem, pois permite que os estudantes desenvolvam a criatividade, o senso crítico e a empatia, ao mesmo tempo em que aprofundam o conhecimento sobre temas históricos e culturais.
Um dos destaques dos trabalhos, foram de alunas que recriaram situações e acontecimentos da Idade Média, como ‘caça às bruxas’ quando a sociedade não entendia que havia mulheres que entendiam sobre medicina natural, ervas e outros métodos. “Ao criar suas obras, os alunos aplicaram conceitos treinados em disciplinas como história, literatura e filosofia, promovendo uma aprendizagem integrada e significativa. Além disso, eventos culturais como este incentivam os estudantes a serem protagonistas de seu aprendizado, reforçando a autonomia e a autoconfiança”, analisou.
A sócia-proprietária, professora Suely Aparecida Guerra Dias, e a diretora geral, professora Joelma Almeida, destacaram o sucesso do evento, reforçando o compromisso do Colégio Ecel em oferecer experiências educacionais diferenciadas que conectam os alunos com o mundo ao seu redor. “Essas atividades vão além dos conteúdos acadêmicos tradicionais, preparando os jovens para a vida ao desenvolver habilidades emocionais e sociais, como a cooperação, o respeito e a capacidade de comunicar ideias. A exposição se consolidou como um marco no calendário do Colégio Ecel e deixou claro que a arte e a cultura são pontes fundamentais para uma educação completa e transformadora”, enfatizaram.
A exposição de artes em Bandeirantes se consolidou como sucesso e também estará em breve nas demais unidades Ecel, como a Escola Nova Geração Ecel em Andirá, e Boa Pastora Ecel, em Uraí. “Projetos de extensão como este são fundamentais e o Grupo Ecel tem essa prioridade, como já tem ocorrido com a Feira de Ciências, a de artes também deverá ser implantada”, afirmaram.