A Itaipu sediou, de segunda (15) a quarta-feira (17), o Conselho Técnico (Technical Council – TC) do Cigre Internacional. A abertura aconteceu com a sessão “Brazilian Day”, que reuniu 30 profissionais de 13 países, incluindo os principais nomes do Conselho Técnico Internacional do Cigre. Até quarta-feira, os profissionais participaram de diversas reuniões técnicas e visitas a setores da Itaipu e de Furnas.
Durante o Brazilian Day, o assessor Juliano Portela, representando o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone, proferiu palestra sobre os 50 anos de operação da usina. Na oportunidade, também palestraram o assessor do diretor de Operação do ONS, Jayme Darriba, que falou sobre os principais desafios da operação do Sistema Interligado Nacional; o presidente do Cigre-Brasil, João Carlos Mello, que abordou os principais aspectos do mercado de energia no País e, por fim, as representantes do Women in Energy, Carla Damasceno e Solange David, que explanaram sobre a visão deste fórum em relação à transição energética.
A reunião teve representantes da África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Omã e Suíça.
O Conselho Técnico é o órgão mais importante do Cigre, pois engloba todas as atividades técnicas da organização, seu conjunto de 16 comitês de estudo, publicações, eventos, bem como a Bienal de Paris. Os integrantes do TC são profissionais do mais elevado gabarito técnico e líderes em suas respectivas organizações. O TC se reúne normalmente duas vezes ao ano, em diversos países que propõem hospedar as reuniões.
Pela primeira vez na história do Cigre, o Conselho é presidido por um brasileiro, o engenheiro Marcio Szechtman. Como a gestão de Szechtman se encerrará em agosto de 2024, esta reunião do Brasil é sua última como Chairman. A última vez que o TC do CIGRE se reuniu no Brasil foi em 2003.
“Para nós, é uma honra sediar uma reunião do Comitê Técnico do Cigre, evento que não acontecia no Brasil há mais de 20 anos. Mostra que a Itaipu ocupa um papel de relevância no setor e está preparada para sediar eventos de alto nível”, afirmou o superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, que atuou na organização do evento. “É uma troca de experiências com as principais referências do setor de energia no mundo.”